A “Operação Torniquete”, levada a cabo pela Polícia Civil do Rio, já prendeu 89 criminosos e apreendeu seis adolescentes infratores, em 24 dias, da sua segunda fase. A Operação tem como objetivo combater roubos e furtos de veículos e cargas no território fluminense.
Na última semana, uma ação conjunta entre policiais da Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas (DRFC) e PMs impediu o roubo de uma carga de eletrônicos, em Itaguaí, na Baixada Fluminense. Na ocasião, seis criminosos foram presos em flagrante. Com eles, foram apreendidas três motos e duas pistolas.
Com o apoio de equipes de outras unidades, agentes da Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA) detiveram, em Nova Iguaçu, dois homens acusados de praticar diversos roubos de veículos na Baixada Fluminense. No momento da prisão, os bandidos estavam em uma moto e armados com uma pistola à procura de vítimas.
Agentes da 5ª DP (Mém de Sá), DRFA e PMs localizaram um galpão de desmanches, no Centro do Rio, onde foram recuperados cinco veículos roubados e outros dois com identificação adulterada. No local, também foram encontrados vários carros desmontados. Duas pessoas foram presas.
Na primeira fase da operação, entre novembro de 2022 e setembro de 2023, houve uma redução dos índices criminais. Em julho de 2023, por exemplo, a Região Metropolitana registrou o menor número de roubos de cargas e de veículos desde janeiro de 2019.
A Operação Torniquete é coordenada pela Subsecretaria de Planejamento e Integração Operacional (SSPIO) da Civil, por meio da DRFA e DRFC. Também participam das ações outras unidades do Departamento-Geral de Polícia Especializada (DGPE) e delegacias distritais, além da Polícia Militar.