Com a previsão de chuvas fortes e risco de alagamentos e deslizamentos, a Prefeitura de Petrópolis suspendeu as aulas nas escolas municipais e decretou ponto facultativo nas repartições públicas, em resposta aos alertas emitidos pelo Cemaden, INMET e Defesa Civil. A previsão é que o município tenha um acumulado que pode ultrapassar os 350mm.
A decisão foi tomada após reuniões com as equipes de monitoramento da Defesa Civil. O prefeito Hingo Hammes ressaltou que a medida tem como objetivo evitar a circulação de pessoas nas ruas durante o pico das chuvas, o que facilitaria a ação das equipes de socorro e trânsito. “Quanto menos pessoas estiverem circulando, melhor para que as equipes de socorro e de trânsito possam atuar”, explicou.
Além das escolas municipais, as unidades de ensino particulares também receberam a recomendação de suspender as aulas. O decreto, que já foi publicado no Diário Oficial. Serviços essenciais, como atendimento emergencial de saúde, Defesa Civil, CPTrans, Comdep e a Guarda Civil Municipal (GCM), continuarão funcionando normalmente.