Em celebração ao Dia das Mães, Secretaria de Saúde do Rio promove campanha de incentivo à gestação saudável

O pré-natal é um passo essencial para uma gravidez mais saudável e é oferecido nas clínica da família espalhadas pelo Rio de Janeiro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Pedro Amorim / SMS-Rio

Neste domingo (14/05), o Dia das Mães, será ainda mais especial para a jovem, Paola da Silva Oliveira, está esperando seu primeiro filho, que irá se chamar Gael. Para que ocorra tudo bem até o grande dia, a mamãe de primeira viagem não falta uma consulta de pré-natal na Clínica da Família Recanto do Trovador, em Vila Isabel, na Zona Norte do Rio, onde mora atualmente.

Estou muito feliz e realizada! Assim que o teste deu positivo, já tive logo a primeira consulta do pré-natal na unidade, onde eu e o meu marido fomos muito bem atendidos e acolhidos pela enfermeira Gabriela e toda a equipe. Foi um momento muito marcante, pois recebemos as primeiras informações sobre a gravidez e também tiramos várias dúvidas que foram surgindo durante esse primeiro encontro“, relembra Paola, que está com 20 semanas de gestação.

Na primeira consulta desse acompanhamento são oferecidos os primeiros exames à grávida, como teste rápido para sífilis, HIV e hepatites B e C. O pré-natal deve ser iniciado assim que a gestação for confirmada e de acordo com o protocolo do Ministério da Saúde, há um número mínimo recomendado de seis consultas. Além disso, não existe alta do pré-natal, ou seja, ele só termina na consulta do puerpério, após o nascimento do bebê. 

IMG 3756 1 Em celebração ao Dia das Mães, Secretaria de Saúde do Rio promove campanha de incentivo à gestação saudável
Foto: Pedro Amorim / SMS-Rio

A enfermeira especialista em Saúde da Família da Clínica da Família Recanto do Trovador, Gabriela Medeiros da Conceição, ressalta que o cuidado com a mãe e as pessoas que a cercam é uma ferramenta fundamental da Atenção Primária à Saúde.

Advertisement

No momento da descoberta da gravidez, uma das minhas principais funções como enfermeira da equipe de saúde da família é o acolhimento da gestante, do parceiro e de toda a família. É preciso lembrar que nem sempre a mulher está preparada para receber a notícia de que tem um bebê a caminho, por isso, é de suma importância essa rede de apoio na unidade de referência”, explica Gabriela, que é responsável pela equipe, que atualmente acompanha 23 grávidas.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Em celebração ao Dia das Mães, Secretaria de Saúde do Rio promove campanha de incentivo à gestação saudável
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui