Em cerimônia na Alerj, 97 estudantes da rede estadual de ensino são empossados no Parlamento Juvenil

No evento, os jovens receberam diploma, assinaram o livro de posse e escolheram o presidente e a vice-presidente da edição, além da Mesa Diretora

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Julia Passos e Octacílio Barbosa

Celebrando 20 anos de atividades, o programa Parlamento Juvenil (PJ), da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), empossou 97 estudantes da rede estadual de ensino eleitos, nesta segunda-feira (27), durante evento no plenário do Palácio Tiradentes, na sede histórica da Alerj. A grande novidade desta 14ª edição do programa é predominância de mulheres: 59, ou 60% da mostra. No evento, os jovens receberam diploma, assinaram o livro de posse e escolheram o presidente da edição, o campista David Andrew Pires Silva, tendo como vice a carioca Samara de Lucena Tupinambá, além dos integrantes da Mesa Diretora, cuja maioria também é de mulheres.

O deputado Danniel Librelon (REP), coordenador do PJ, ressaltou que a singularidade do projeto está no incentivo aos jovens para deliberarem e votarem os próprios projetos de lei. “A oportunidade de comemorarmos os 20 anos do Parlamento Juvenil na abertura de uma nova edição é um grande marco, porque demonstra os resultados que estamos construindo. Essa é uma excelente ocasião para que os jovens aprendam e compreendam como o Parlamento fluminense funciona”, declarou.

A deputada Martha Rocha (PDT), que representou a bancada feminina na sessão solene, celebrou o aumento de alunas na atual edição do Parlamento Juvenil. “A presença de mulheres na política é muito importante e garante o exercício da democracia e da cidadania de todos. Somos 52% da população brasileira e espero que a permanência das mulheres no Parlamento seja constante”, disse.

O subsecretário executivo da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), Windson Maciel, por sua vez, destacou a importância do PJ no exercício da cidadania dos jovens. “É um projeto que demonstrou impactos positivos em seus anos de atuação, fazendo com que os alunos levem esses conceitos e conhecimentos para a comunidade em que vivem”, pontuou.

Advertisement

Leia também

Vídeo: Raio atinge Cristo Redentor durante registro de visitante

Empresa é condenada pela Justiça por desabamento de edifício na Cinelândia em 2012

Ao final da cerimônia ex-parlamentares juvenis foram homenageados. Kauan Santana, natural de São Fidélis, ex-presidente da última edição, retornou ao parlamento como monitor. “A juventude está muito bem representada com os atuais integrantes do PJ. São ótimas pessoas que vieram propor mudanças significativas no Estado do Rio”, disse.

Também participaram do evento: os deputados Luiz Paulo (PSD), Professor Josemar (Psol), Carlos Macedo (REP) e Tia Ju (REP). A solenidade contou ainda com a participação da Banda do Corpo de Fuzileiros Navais que executou os hinos Nacional e da Cidade do Rio de Janeiro.

Composição da Mesa Diretora

Presidente:

David Andrew Pires Silva – Campos dos Goytacazes


Vice-presidente:

Samara de Lucena Tupinambá – Rio de Janeiro


2º vice-presidente:

Marcelo Magalhães Fernandes – Santo Antônio de Pádua


1ª secretária:

Stephany de Oliveira Claudino de Souza – Nova Iguaçu


2ª secretária:

Beatriz Gonçalves – Macuco


1ª suplente:

Dianne Pinto Fontes – Valença


2ª suplente:

Pérola Victória da Silva Paula – Barra do Piraí

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Em cerimônia na Alerj, 97 estudantes da rede estadual de ensino são empossados no Parlamento Juvenil

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui