Em encontro com lideranças do movimento negro do Estado do Rio, Rodrigo Neves assina carta-compromisso em defesa da igualdade racial

“Eu me orgulho muito da minha história ao lado do movimento negro ao longo de 30 anos de militância, desde a juventude", disse Neves

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Rodrigo Neves e Felipe Santa Cruz durante encontro com lideranças Movimento Negro do Rio de Janeiro /Foto: Alex Ramos

O candidato a governador do Rio de Janeiro pelo PDT, Rodrigo Neves; e o seu vice, Felipe Santa Cruz (PSD), encontram-se, na noite desta terça-feira (13), com lideranças do movimento negro do Rio de Janeiro, para a assinar uma carta-compromisso de promoção da igualdade racial, e concomitante superação do racismo no Estado.

Para corroborar o seu compromisso com tais pautas, Neves lembrou dos seus tempos de militância, em Niterói, ao lado do movimento negro local, além de todos os esforços que ele e a sua equipe encabeçaram para que o munícipio fosse mais igualitário quanto à questão racial.

 “Eu me orgulho muito da minha história ao lado do movimento negro ao longo de 30 anos de militância, desde a juventude, nos movimentos sociais. Tenho orgulho por ter sido o primeiro prefeito no estado do Rio de Janeiro a criar um Estatuto da Igualdade Racial e o primeiro prefeito a estabelecer cotas raciais em concursos públicos,” afirmou Rodrigo Neves.

Ao comentar sobre o documento assinado, o ex-prefeito de Niterói afirmou que leu toda a carta-compromisso com muito cuidado para, por fim, assiná-la com o emprenho de quem cumprirá todas as demandas ali assinaladas pelas lideranças do movimento negro fluminense.

Advertisement

Leia também

10 coisas que só quem anda de ônibus no RJ vai entender

Polícia Militar planeja ampliar sistema de reconhecimento facial para 650 câmeras no RJ

 “Eu li com muita atenção esta carta que vocês prepararam, e quem me conhece sabe que sou criterioso: aquilo que eu assino eu cumpro. Tudo o que está nesta carta nós vamos tirar do papel juntos, e vamos transformar esta realidade injusta e violenta que sofre o povo do estado do Rio de Janeiro,” prometeu o candidato ao Governo do Estado.

As propostas elencadas na carta-compromisso assinada por Rodrigo Neves abrangem vários dilemas que atingem a comunidade negra do Rio de Janeiro, entre elas estão:  a criação da Secretaria Estadual de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial e de protocolos investigativos não apenas baseados em reconhecimento fotográfico para justificar decretação de prisões; treinamento de servidores públicos para lidar com questões relacionadas ao racismo e ao combate aos crimes de racismo; a promoção da Educação com equidade racial; entre outras.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Em encontro com lideranças do movimento negro do Estado do Rio, Rodrigo Neves assina carta-compromisso em defesa da igualdade racial

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui