Em frente aos Arcos da Lapa existiu uma lagoa

A Lagoa de Boqueirão da Ajuda era a única na cidade do Rio de Janeiro, no período colonial, que desaguava no mar. Contudo, os relatos sobre a lagoa não são muito positivos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Pintura de Leandro Joaquim

Símbolo da região mais boêmia da Cidade do Rio, o Aqueduto da Lapa nem sempre foi ponto de encontro para tomar uma bebida com os amigos. Por muito tempo, a estrutura era fundamental para o abastecimento de água da população. E bem perto dos Arcos tinha uma lagoa.

A Lagoa de Boqueirão da Ajuda era a única na cidade do Rio de Janeiro, no período colonial, que desaguava no mar. Contudo, os relatos sobre a lagoa não são muito positivos.

 “É verdade que o Boqueirão da Ajuda oferecia uma vista magnífica, mas a lagoa que ali se encontrava era repugnante (…) Mostrava-se de feio aspecto, às vezes exalava um cheiro desagradável e, na opinião de muitos, passava por ser um foco de peste(…)”, escreveu i cronista Joaquim Manuel de Macedo.

Boqueirão da Ajuda, como todas as lagoas da cidade na época, era utilizada para o despejo dos dejetos da população. Devido à insalubridade da água, toda aquela região era despovoada. No entanto, mesmo assim, as pessoas tomavam banho por lá, como mostra o quadro de Leandro Joaquim, na capa desta matéria.

Advertisement
SERGIO CASTRO - A EMPRESA QUE RESOLVE, desde 1949
Com mais de meio século de tradição no mercado imobiliário do Rio de Janeiro, a Sergio Castro Imóveis – a empresa que resolve contribui para a valorização da cultura carioca

“Em meados do século XVIII, uma forte epidemia de gripe e febre atingiu grande parte da população carioca. O surto ficou popularmente conhecido como Zamparina, em referência a uma cantora italiana que morrera vítima da moléstia. Em pouco tempo, a expansão da epidemia na cidade foi atribuída aos miasmas provenientes da lagoa do Boqueirão”, informam os pesquisadores da página Passeio Público.

Com isso, em 1799,  o vice-rei do Estado do Brasil, D. Luís de Vasconcelos, resolveu aterrar a lagoa. No mesmo local começou o projeto para a construção do Passeio Público, mas aí é outra história.

Imaginem se essa lagoa ainda existisse, perto dos Arcos da Lapa… Não sei se seria seguro para os boêmios de plantão – falo por mim mesmo.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Em frente aos Arcos da Lapa existiu uma lagoa
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. Excelente matéria da história do Bairro da Lapa.
    Lembro que na década de 60 havia um mural na entrada do Palacete dos Amores que fica nas escadaria da Rua Visconde de Paranaguá uma pintura feita em azulejos em que mostrava parte da Lagoa do Boqueirão bem em baixo dos Arcos da Lapa…valeu….

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui