Em Itaboraí, Rodrigo Neves promete construir refinaria de petróleo e revitalizar a indústria naval

"Vamos realizar a dragagem do canal de acesso à Baía da Guanabara para garantir a chegada de embarcações de maior porte e, assim, promover o desenvolvimento do setor naval, prometeu Rodrigo Neves

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Rodrigo Neves durante visita à comunidade Apolo e região central de Itaboraí / Foto: Alex Ramos

A comunidade Apolo e o Centro de Itaboraí, na Região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro, receberam a comitiva do candidato ao Governo do Estado, Rodrigo Neves (PDT), nesta quinta-feira (15). Na ocasião, Neves conversou com populares e simpatizantes sobre as suas pautas para o desenvolvimento da região. A construção de uma refinaria de petróleo no munícipio que, em caso de vitória do candidato, será adicionada ao projeto do Polo GasLub (antigo Comperj), foi um dos assuntos abordados durante a visita. Segundo Rodrigo Neves, a medida permitiria a produção de derivados de petróleo e produtos petroquímicos de primeira e segunda geração.

Rodrigo Neves salientou que a construção da refinaria seria um passo fundamental no desenvolvimento do Rio, que produz aproximadamente 2,7 milhões de barris de petróleo por dia, mas precisa ampliar a sua participação no refino do combustível. Neves destacou ainda que a construção da refinaria tem o potencial de geração de 50 mil empregos diretos e 200 mil empregos indiretos.

“Está previsto para maio de 2023 a chegada a Itaboraí dos dutos do gasoduto Rota 3, e isso vai permitir o desenvolvimento do Polo GasLub, mas é preciso mais do que isso: vamos retomar o projeto da refinaria aqui em Itaboraí. Isso é importante para o estado do Rio de Janeiro, que produz 2,7 milhões de barris de petróleo por dia e precisa ampliar sua participação também no refino deste petróleo. Certamente este projeto vai gerar nesta região mais de 50 mil empregos diretos e 200 mil empregos indiretos, e é neste sentido que vou trabalhar como governador a partir de janeiro de 2023”, afirmou o candidato pedetista.

Outra medida de grande importância regional enfatizada pelo ex-prefeito de Niterói é a retomada dos investimentos no complexo industrial de óleo e gás do Leste Fluminense. A revitalização da indústria naval foi também lembrada por Neves como um fator de alavancagem da economia fluminense. Mas, segundo ele, a atuação do governo nesse processo se faz importante, uma vez que são necessárias obras de dragagem do canal de acesso à Baía de Guanabara para permitir a entrada de navios com maior calado.  

Advertisement

Leia também

Proposta do BNDES para o Centro do Rio inclui calçadões e parque no Canal do Mangue

Há quarenta anos fazendo fantasias com materiais recicláveis, ex-empregada doméstica se destaca em concursos e tem fotos espalhadas pelo mundo

 “Vamos também, entre outras iniciativas, realizar a dragagem do canal de acesso à Baía da Guanabara para garantir a chegada de embarcações de maior porte e, assim, promover o desenvolvimento do setor naval, que vai gerar milhares de empregos nesta região”, disse Rodrigo Neves.

Para o candidato pedetista, a falta de projetos e investimentos em áreas estratégicas da economia fluminense têm gerado gargalos que, somados à corrupção, à falta de investimentos privados e alta carga tributária, impedem a dinamização do mercado local.

 “O que falta no estado do Rio de Janeiro é um projeto de desenvolvimento. A atual administração do estado tem convivido com escândalos sucessivos e não investe em planejamento, não incentiva o setor privado a gerar empregos – a carga tributária do nosso estado é uma das maiores do país – e não investe em formação técnica e profissional para os trabalhadores e para a juventude conseguir acessar o mercado de trabalho”, criticou o ex-prefeito de Niterói.

Rodrigo Neves, em conversa com populares, lembrou ainda da necessidade da construção da Linha 3 do metrô, promessa sempre lembrada por candidatos em várias eleições, mas nunca executada.

 “Vamos tirar do papel este projeto esperado há décadas pelos moradores desta região, que é a Linha 3 do metrô. Vamos entregar à população um sistema de transporte sustentável e confortável, trazendo mais qualidade de vida para o povo. Traremos o metrô para as pessoas que mais precisam, para os trabalhadores que vivem diariamente a difícil situação de perder duas a três horas engarrafados em ônibus lotados para chegar a Niterói e ao Centro do Rio,” prometeu o candidato do PDT.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Em Itaboraí, Rodrigo Neves promete construir refinaria de petróleo e revitalizar a indústria naval

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui