O restaurante La Fiorentina, que encerrou as suas atividades em fevereiro deste ano no bairro do Leme, já tem data e local marcados para dar curso ao seu renascimento. O estabelecimento, agora, vai funcionar na Rua Aníbal de Mendonça, em Ipanema. A inauguração está prevista para o final deste mês.
O fechamento do La Fiorentina resultou de uma dívida de aproximadamente R$ 10 milhões contraída pelos proprietários da casa com a Banco Cédula. Diante do não pagamento da dívida, o histórico espaço foi a leilão.
Para a sua nova formatação, o empresário Delorme Lima, da DCL, que alugava com seu grupo o antigo imóvel e a marca histórica, comprou todos os bens do interior do restaurante para erguê-lo no novo local.
“Espero que o cenário mude e a Justiça reveja a decisão. A dívida é antiga e existe uma negociação. O imóvel e a marca são alugados, e tudo o que está dentro do restaurante foi comprado pela DCL“, afirmou o advogado Alexandre Serpa Pinto, representante Delorme, na época do fechamento da unidade.
A DCL afirmou que mantem as suas cotas em dia e que pretende levar o grande acervo artístico do restaurante para a Aníbal de Mendonça. O material inclui móveis, quadros com fotografias raras, além dos milhares de autógrafos grafados nas paredes do estabelecimento original. O chef Leandro Oliveira destacou que, apesar da nova localização, o cardápio será quase o mesmo, apresentando apenas algumas novidades.
O La Fiorentina foi fundado, em 1957, tendo recebido em toda sua bem-sucedida trajetória, celebridades das mais variadas áreas, especialmente artistas. Em julho de 2022, o prefeito Eduardo Paes (PSD) tombou o restaurante, que já havia recebido o título de patrimônio imaterial da cidade concedido pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH).
As informações são da Veja Rio.