Em Março acontece a 1ª FAMTOUR Magé de Turismo de Base Comunitária

A Oscip Trama Ecológica, responsável pelo projeto PescaTur, convida agentes e guias de Turismo para conhecer os empreendedores que trabalham com o Turismo de Base Comunitária, TBC, em Magé e Guapimirim

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O turismo de base comunitária é o tipo de turismo no qual a comunidade organiza e presta serviços para os visitantes de vários níveis. Desenvolvida pelos próprios moradores do lugar, passando a articular atividades, operações e empreendimentos gerando uma possibilidade de sustentabilidade para diversas comunidades locais.

A região dos municípios de Magé, Guapimirim, Itaboraí e São Gonçalo abriga os remanescentes dos manguezais naturais nos fundos da Baía de Guanabara. Serviços de pousadas e trilhas, restaurante quilombola, passeios de barco e alimentos agroecológicos serão apresentados aos profissionais do Turismo e público em geral. No mesmo dia, acontece o lançamento do Mapa com os pontos turísticos de Magé que inclui desde os serviços prestados pela comunidade até bens de valor histórico, cultural e ecológico.

O PescaTur é um projeto que utiliza as ferramentas EAD para Capacitação e Qualificação Profissional das Comunidades Pesqueiras em Turismo de Base Comunitária e Cidadania na Baía de Guanabara. É coordenado pela Oscip Trama Ecológica, conta com a orientação pedagógica de professores/pesquisadores das universidades públicas UniRio e UERJ e com o apoio técnico do Movimento Baía Viva. Ele foi aprovado no edital promovido pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade – FUNBIO, sendo uma obrigação de natureza
compensatória prevista no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC Frade), celebrado entre a empresa PRIO
e o Ministério Público Federal/RJ, com a interveniência da Agência Nacional de Petróleo – ANP e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA.

A 1ª FAMTOUR Magé tem como objetivo aproximar os profissionais da área do Turismo e empreendedores de Magé e região para que possam ampliar o leque de possibilidades de roteiros turísticos no território, mas é aberta para todos.

Advertisement

Serviço
1ª FAMTOUR Magé
Data 16/03/2024 (sábado)
Horário: 9h às 16h
Local: Igreja Matriz Nossa Senhora da Piedade – Av. Padre Anchieta, 256 – Centro, Magé – RJ.
Contato telefônico: (21) 972332555
E-mail: pescatur.tramaecologica2022@gmail.com

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Em Março acontece a 1ª FAMTOUR Magé de Turismo de Base Comunitária
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui