Na última quinta-feira (14/04), equipes do Procon Carioca estiveram em quatro supermercados das zonas Norte e Oeste do Rio de Janeiro para averiguar situações de desrespeitos às leis em meio à Semana Santa e Páscoa, época do ano em que tradicionalmente os referidos estabelecimentos costumam ter bastante movimentação. A fiscalização aconteceu nos bairros de Bento Ribeiro, Magalhães Bastos e Realengo.
Em Bento Ribeiro, um supermercado Extra foi vistoriado e apresentou ausência de preços em produtos, limitação da quantidade de itens por cliente e linguiças e bacon expostos à venda sem prazos de validade devidamente informados.
Já em Magalhães Bastos, os fiscais estiveram em uma unidade do Prezunic e encontraram ausência de preços em diversos produtos.
Em Realengo, por sua vez, em um Guanabara, havia produtos sendo comercializados com prazos de validade expirados, além de alguns sem precificação. Já em um Dom Atacadista, foram identificados peixe e bacalhau à venda em embalagens abertas e em contato com moscas, ausência de preço em diversos produtos e falta de clareza de informação na promoção de produtos com a validade perto de expirar, o que pode induzir o consumidor ao erro.
Vale ressaltar que todos os supermercados foram notificados e têm até 20 dias para apresentar esclarecimentos. Após a defesa, caso o Procon Carioca entenda que houve algum tipo de infração, será aplicada multa.
”Com o aumento das vendas nos supermercados por conta da Páscoa e da Semana Santa, as equipes estão ainda mais atentas a qualquer procedimento que desrespeite os direitos dos clientes”, diz Igor Costa, diretor executivo do Procon Carioca.