Homenageando Renato Russo, RJ passa a ter ‘Dia do Rock Brasileiro’

Data será celebrada sempre em 11 de outubro, dia da morte do eterno líder da Legião Urbana, uma das maiores bandas nacionais da história

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Agência O Globo

Em homenagem a Renato Russo e à Legião Urbana, uma das maiores bandas nacionais da história, o governador Cláudio Castro sancionou, nesta quinta-feira (01/06), a lei 10.029/23, que cria o ”Dia do Rock Brasileiro” no estado do Rio de Janeiro. A data simbólica será celebrada sempre em 11 de outubro, quando o artista morreu, em 1996, vítima de complicações da aids. Vale ressaltar que a decisão já consta no Diário Oficial fluminense.

Vocalista da Legião Urbana, Renato Russo, embora seja muito ligado a Brasília, onde passou boa parte de sua infância e juventude, fundando por lá a eterna banda, nasceu no Rio de Janeiro e morou na Cidade Maravilhosa em bairros como Rio Comprido e Ilha do Governador.

“Homenagear Renato Russo, que teve relevância incontestável para o rock nacional, é uma forma simbólica de lembrar também de todos os ídolos nacionais, que encantaram gerações e até hoje cativam e influenciam milhares de bandas por todo o Brasil. Como músico, me sinto honrado com essa iniciativa, visando à preservação da herança histórica e cultural desse movimento musical”, afirma Castro.

De acordo com a lei, na data comemorativa ou no decorrer da respectiva semana, o Governo do RJ poderá promover eventos e atividades culturais alusivos ao estilo musical homenageado, inclusive com a realização de shows ou festivais. Além disso, a iniciativa prevê a possibilidade de serem firmados convênios com prefeituras para maior amplitude dos eventos.

Advertisement

Mais sobre Renato Russo

Renato ‘Russo’ Manfredini Júnior nasceu no Rio de Janeiro, mas passou grande parte de sua vida em Brasília, onde fundou a Legião Urbana, que vendeu 14 milhões de álbuns. O músico faleceu em 11 de outubro de 1996, aos 36 anos, no Rio. Logo após sua morte, os outros dois integrantes do grupo, Marcelo Bonfá e Dado Villa-Lobos, anunciaram o fim oficial da Legião Urbana. Na Ilha do Governador, há uma estátua em sua homenagem.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Homenageando Renato Russo, RJ passa a ter 'Dia do Rock Brasileiro'
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui