Em memória aos cinco anos da partida de Beth Carvalho, o Parque de Ideias, projeto idealizado pelo documentarista Marcio Debellian (“Fevereiros”), vai exibir gratuitamente o documentário “Andança: Os Encontros e Memórias de Beth Carvalho” (2022), de Pedro Bronz. No dia 29 de abril, o público poderá conferir o filme na Biblioteca Parque Estadual do Rio de Janeiro, no centro.
Conhecida como a “Madrinha do Samba”, Beth Carvalho morreu em 30 de abril de 2019 e foi uma das maiores sambistas do país, além de ter revelado grandes nomes do gênero. A artista documentou os encontros que teve ao longo dos seus 53 anos de carreira e as imagens de seu vasto acervo pessoal estão presentes no documentário. Após a exibição, o diretor e montador Pedro Bronz participará de bate-papo com o público. A exibição e a conversa serão o ponto de partida da oficina Forma e Conteúdo no Cinema Documentário, em que Bronz vai mostrar os caminhos para se contar uma história no cinema documental.
Outros destaques na programação de abril são a Aula Magna com a poeta, ensaísta, dramaturga e professora Leda Maria Martins, autora do livro “Performances do tempo espiralar, poéticas do corpo-tela” (2021); a palestra “Criar, Produzir, Vender: Criação de Conteúdo Digital” com o jornalista e apresentador de televisão recifense Caio Braz, além de diversas oficinas gratuitas para o público, como a de formação em técnico de som, com Leo Shogun.
O Parque de Ideias é uma realização da Debê Produções com patrocínio da BAT Brasil e apoio institucional da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Informações sobre retirada de ingressos em @parque_de_ideias.