Em obras, chafarizes do Museu da República devem ser entregues em outubro

Portões das ruas Silveira Martins e do Catete, que estão com as ferragens danificadas e tiveram ornamentos furtados, também passam por obras

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Museu da República (Palácio do Catete) - Foto: Reprodução

As fontes Nascimento de Vênus e Chafariz dos Leões, que ornamentam o jardim do Museu da República, no Palácio do Catete, estão sendo revitalizados. Entre as intervenções programadas estão limpeza geral, remoção de manchas e de vegetação, preenchimento das fissuras, tratamento do piso do entorno, revisão nas instalações elétricas e hidráulicas.  

As obras resultam de uma parceria entre o museu; a Equinor, empresa de energia que atua através da Lei Federal de Incentivo à Cultura; e o Instituto Carioca Cidade Criativa (ICCC), por meio do projeto RevivaRio Museu da República, responsável pela revitalização.

Ao jornal O Globo, a presidente da Equinor, Veronica Coelho, afirmou que ajudar na revitalização do Museu da República, importante equipamento histórico para o Rio de Janeiro e o Brasil, é de importância crucial para a empresa, em reconhecimento à sua trajetória no País.

“O Museu da República é um espaço histórico para a cidade e para o país, que conta com jardins muito frequentados e queridos pelo povo carioca. Contribuir, por meio de ações, para ajudar essa importante instituição a preservar a História do Rio e do Brasil é uma das formas que temos de retribuir ao país no qual atuamos há mais de 20 anos”, disse Veronica Coelho, segundo o veículo.

As obras no jardim do Museu, idealizado pelo paisagista francês Paul Villon, em 1896; inclui a reforma dos portões da Rua Silveira Martins e da Rua do Catete, que estão com as ferragens danificadas e tiveram vários dos seus ornamentos arrancados. As estruturas passarão por decapagem completa, requalificação das ferragens e sistema de fixação, pintura com tinta esmalte sintético e reposição dos ornamentos.

Sobre a importância do agradável e belo jardim, o cofundador do ICCC, Heitor Wegmann Jr., afirmou: “O jardim é parte do Museu da República e se mantém como um espaço vivo, que pertence ao povo, integrado à cidade, enfeitando o seu cotidiano. Por isso é tão importante revitalizá-lo e restaurá-lo”.

O Museu da República também ganhará sinalização bilíngue e um novo parque infantil. Segundo O Globo, as obras devem ser concluídas no início de outubro.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Em obras, chafarizes do Museu da República devem ser entregues em outubro
lapa dos mercadores 2024 Em obras, chafarizes do Museu da República devem ser entregues em outubro

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui