Em obras, Palácio Gustavo Capanema deve ser entregue ao Rio em 2024

Em sua nova configuração, o Palácio passará a contar com espaços para exposições artísticas e trabalhos temáticos sobre a formação da sociedade brasileira

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Palácio Gustavo Capanema / Reprodução: Internet

Em reforma desde 2018, o Palácio Gustavo Capanema, no Centro do Rio de Janeiro (RJ), deve ser entregue à população em 2024, com uma nova proposta de ocupação elaborada Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O planejamento foi apresentado à ministra da Cultura, Margareth Menezes, nesta segunda-feira (15).

Em sua nova configuração, o Palácio passará a contar com espaços para exposições artísticas, trabalhos temáticos sobre a formação da sociedade brasileira e da cultura popular. No local também funcionarão atividades administrativas dos órgãos subordinados ao Ministério da Cultura.

A previsão é de que, nos últimos quatro andares da edificação, funcionem espaços voltados para exposições da Fundação Cultural Palmares, Fundação Nacional de Artes, Instituto Brasileiro de Museus e do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular. Os visitantes terão acesso a um café e um restaurante, que ficarão no terraço do prédio.

Histórico

Advertisement

Considerado um marco da arquitetura modernista, o edifício foi construído, entre 1937 e 1945, durante o governo de Getúlio Vargas, para abrigar o Ministério da Educação e Saúde. O projeto de concepção do prédio contou com a consultoria do arquiteto francês Le Corbusier. À frente da sua execução estava Lucio Costa, auxiliado pelos arquitetos como Oscar Niemeyer, Affonso Eduardo Reidy e Jorge M. Moreira.

Posteriormente recebeu o nome de Palácio Gustavo Capanema, para homenagear o ministro da Educação e Saúde. No local estão guardadoss quadros e murais de Candido Portinari, esculturas de Bruno Giorgio, Adriana Janacópulos, Celso Antônio e Jacques Lipchitz. Já os belos jardins do térreo foram criados por Burle Marx.

Em 2016 e 2021, o Palácio foi alvo de ocupação por parte de movimentos sociais e de artistas contrários à extinção do Ministério da Cultura; e também de manifestações contrárias à venda de prédios públicos à iniciativa privada, incluindo o próprio Palácio Capanema.

As informações são da Agência Brasil.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Em obras, Palácio Gustavo Capanema deve ser entregue ao Rio em 2024
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Em obras, Palácio Gustavo Capanema deve ser entregue ao Rio em 2024
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

  1. Não foi dito quanto se gastou e quanto se gastará por mês com mão de obra e tudo mais. Um país que não tem dinheiro para cuidar da população de rua não pode ter tantos elefantes brancos voltados para as elites.

  2. É uma boa notícia, sem dúvida, mas prevejo que o local logo se tornará habitação de população de rua, ou então será um banheiro ao ar livre para os passantes das ruas ao redor. Tomara que eu esteja errado.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui