Em operação de fiscalização realizada, nestas terça e quarta-feira (18 e 19), o Procon-RJ descartou 210,5 kg de alimentos impróprios ao consumo apreendidos em 12 supermercados do Centro e das zonas Norte, Sul e Oeste, além dos municípios de Nova Iguaçu e Nilópolis, na Baixada Fluminense. Os fiscais da autarquia foram aos estabelecimentos após o grande número de denúncias recebidos em seus canais de atendimento. Os supermercados foram autuados pelo Procon-RJ, que lhes um prazo de 15 dias para apresentar as suas defesas.
Nos estabelecimentos comerciais foram encontradas diversas irregularidades, entre as quais publicidade enganosa, produtos com validade vencida ou sem especificação quanto à manipulação e nova data de validade, além de produtos armazenadas em desconformidade com as normas dos fabricantes e problemas estruturais nas unidades comerciais.
O presidente do Procon-RJ, Cássio Coelho, lembrou que algumas das irregularidades encontradas durante a fiscalização oferecem risco à saúde pública, por isso a fiscalização da instituição é tão importante.
“Fiscalizações como estas serão constantes, visando orientar fornecedores e proteger os consumidores. Algumas das irregularidades encontradas põem em risco a saúde do consumidor e estaremos atentos para coibirmos qualquer tipo de abuso”, disse Cássio Coelho.
O Procon-RJ dispõe de diversos canais de comunicação em seu site, caso os consumidores desejem fazer uma denúncia.
As informações e a imagem são do Correio da Manhã RJ.