O Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da UFRJ (Coppe), está se unindo à prefeitura do Rio de Janeiro para estabelecer um projeto inovador no Automóvel Club do Brasil, localizado na Lapa, com foco em inteligência artificial (IA). Uma das principais metas do projeto é criar ferramentas para solucionar problemas da cidade e de empresas privadas. A informação foi divulgada pelo jornal “Extra”.
O Automóvel Club está passando por obras de revitalização realizadas pelo município, com previsão de conclusão em 18 meses. O prédio abrigará um grande hub de tecnologia, não apenas com a presença da Coppe IA, mas também de startups. A Coppe já desenvolve projetos com o uso de inteligência artificial em benefício da população.
O novo centro de tecnologia representa mais um passo rumo ao objetivo da cidade de se tornar uma referência internacional no tema. O Rio ainda tem um longo caminho a percorrer, mas está começando a criar um sistema voltado para a inovação, que abrange desde a academia até o terceiro setor. Recentemente, a prefeitura reduziu o Imposto sobre Serviços (ISS) para empresas do setor no Porto Maravilha.
Outras iniciativas já estão em andamento. Em conjunto com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), que está preparando um novo hub de tecnologia no Porto Maravilha, o Escritório de Dados da prefeitura está desenvolvendo uma inteligência artificial para auxiliar na previsão de chuvas no Rio. O projeto conta com a assistência do Google e utilizará algoritmos para cruzar dados de várias fontes e antecipar tempestades de forma mais localizada, nos bairros da cidade.
A inteligência artificial é um sistema capaz de analisar dados, identificar padrões e revelá-los sozinho e em pouco tempo. É a base de ferramentas que simulam o pensamento humano e podem criar textos e imagens.