Em quem votar para deputado federal no Rio de Janeiro em 2022?

O DIÁRIO DO RIO selecionou alguns candidatos para que você possa escolher em quem votar para deputado federal no Rio de Janeiro em 2022

Quem são os candidatos a deputado federal no Rio de Janeiro em 2022?
Quais são os candidatos a deputado federal no Rio de Janeiro favoritos em 2022?

O DIÁRIO DO RIO nunca foge da raia. Sempre indicamos alguns candidatos ao legislativo e, desde a última eleição para vereador, devido ao nosso extenso trabalho de acompanhamento do processo eleitoral carioca e fluminense – com dezenas de entrevistas de candidatos – juntamos uma gama de pretendentes ao cargo de deputado federal para que o eleitor fluminense possa escolher o que melhor caiba em sua forma de pensar, ideologia e prioridades. Fazer esta seleção, dentre tantos candidatos, não é um trabalho dos mais fáceis e é uma grande responsabilidade: entendemos que é algo necessário pois precisamos de um bom parlamento para que o estado e o país se desenvolvam. Para isso, analisamos candidatos de todas as matizes, inclusive observando detalhes de suas plataformas. E nós bem sabemos o quanto o Rio precisa ser defendido.

Escolhemos em quem votar para deputado federal no Rio de Janeiro em 2022 não só a partir das entrevistas – alguns não foram entrevistados por nós – mas sim a partir de todo o trabalho que estes políticos fizeram ao longo de suas carreiras. Há uma escolha do editor, no caso, eu, Quintino Gomes Freire – os outros são nomes que sofreram forte análise política do nosso Conselho Editorial mesmo de alguns membros da equipe do DIÁRIO DO RIO.

Sugiro aos leitores deixarem também os seus candidatos nos comentários e explicarem a razão para votar neles. Isso pode mudar o voto de alguém que chegue aqui nesta matéria, e que vá ler os comentários, que costumam ser muitos neste tipo de postagem. Muitos não têm candidatos e, tenho certeza, se conseguir um voto num bom candidato – seja lá de que lado da política estiver – isto vai servir para ajudar a mudar o país para melhor nos próximos anos.

Marcelo Queiroz 1100 – Causa Animal (Escolha do Editor)

Quem lê o Bastidores do Rio, que escrevo 3 vezes por semana, já deve ter lido sobre o Lorde do PP, Marcelo Queiroz, figura querida pela política do Rio. Nunca se ouvirá alguém falar mal ou criticar seu trabalho, não há nada que desabone sua carreira. E olha que já foi vereador, deputado estadual, secretário de meio ambiente, de administração e, finalmente, Agricultura e Proteção Animal no atual governo Cláudio Castro (PL).

Se honestidade e bom trabalho por onde passou não bastar, o que fez pela Causa Animal nos últimos anos já deveria ser suficiente. O projeto que castrou mais de 100 mil cães e gatos do Rio de Janeiro terá resultados a longo prazo para o estado. Isso com um pensamento fora da caixa, no lugar de criar hospitais públicos, um ônibus com acordo com o sistema S, além de parceria com veterinárias locais, com valor bem abaixo do cobrado normalmente, que ainda ajudou a movimentar a economia local. Criou a primeira política pública do Estado neste setor – o RJPET, o selo Amigo Pet, a Lei do Cão de Suporte Emocional e, além disso, uma luta incessante contra os maus tratos a animais.

Queiroz tem também em seu currículo o fato de ter sido um dos líderes do Movimento “Ficha Limpa” no Rio de Janeiro, referência na luta na luta por transplante de órgãos, tendo fundado o Grupo de Apoio ao Transplante de Órgãos, ele próprio sendo um transplantado de rim. Além disso tem pós-graduação em Direito Fiscal e mestrado em Economia pelo IBMEC-RJ.

Por essas e outras razões, Marcelo Queiroz é a minha escolha de voto.

General Pazuello 2212 – Bolsonaro

Ex-ministro da Saúde e homem de confiança do presidente Jair Bolsonaro (PL). O eleitor bolsonarista tem no nome do General Pazuello, sem dúvida, um grande defensor do capitão em Brasília. Apesar de inexperiente na política partidária, Pazuello passou por várias posições no Exército Brasileiro, chegando a ser premiado por suas ações em prol dos refugiados da Venezuela na Amazônia.

É o único ex-ministro de Bolsonaro a concorrer pelo Rio. Com foco na agenda conservadora e apoio ao mandato do presidente Jair Bolsonaro, ele participou da Intervenção Federal do Rio ao lado do candidato a vice-presidente Braga Netto.

Daniel Soranz 5588 – Saúde

Daniel Soranz não é apenas um dos maiores responsáveis pelo combate à pandemia do Covid-19 no Rio de Janeiro, sua vida vai muito além desse grande feito. Ele foi secretário de Saúde do Rio por 3 mandatos de Eduardo Paes, e antes disso subsecretário de Atenção Primária, Vigilância e Promoção da Saúde por 6 anos. O que já mostra uma grande experiência com a administração pública e saúde.

E sua experiência em saúde não é pouca, ele é médico sanitarista além de doutor em Epidemiologia pela Fiocruz, onde é professor e pesquisador. Além disso, é especialista em Medicina da Família e Comunidade e aí é onde mora uma de suas maiores paixões, que são as Clínicas da Família, pelas quais lutou quando foi secretário de saúde pela 1ª vez, inovando.

Wadih Damous 1322 – Lula

Se Pazuello representará e defenderá o bolsonarismo, Wadih Damous será um verdadeiro advogado de Lula na Câmara. Experiência para isso ele tem, foi presidente da OAB do Rio e criou a Comissão da Verdade na OAB, que reuniu elementos sobre o papel da Justiça Militar na ditadura. Também é advogado de defesa do ex-presidente.

Quando deputado federal, foi autor de 27 projetos de lei, em especial sobre sistema de justiça e direitos trabalhistas e esteve à frente da estratégia do PT contra o impeachment de Dilma Rousseff.

Chicão Bulhões 5553 – Desenvolvimento do Rio de Janeiro

Chicão Bulhões foi o deputado estadual mais econômico da Alerj e secretário de Desenvolvimento Econômico do prefeito Eduardo Paes. Tem como grande objetivo transformar o Rio de Janeiro no maior polo de inovação e tecnologia do país, atraindo investimentos, desburocratizando processos, facilitando a vida dos empreendedores e gerando oportunidades para todos.

Foi responsável por mais de 20 projetos que estão ajudando a levantar a cidade, como o Programadores Cariocas, a Lei da Liberdade Econômica, o Crédito Carioca, o #InvistanoRio, o Bolsa Verde e o Porto Maravalley, o mais ambicioso deles, que vai fazer do Porto do Rio uma espécie de vale do silício carioca. Em apenas 15 meses à frente da secretaria, gerou mais de 100 mil empregos para a cidade e agora quer fazer mais em Brasília.

Alexandre Freitas 1900 – Liberalismo/Pró-arma

Imagine alguém tão liberal, mas tão liberal, que é expulso do partido Novo! Esse é o caso de Alexandre Freitas, que como deputado estadual preferiu ser expulso de seu partido que deixar de defender aquilo que prometeu fazer ao ser eleito. Ele é um verdadeiro libertário, ou seja, contra impostos, defensor do direito de propriedade e individuais. São raros os casos de políticos assim no Brasil.

Entre suas pautas, claro, o direito ao armamento, não por acaso ele tem o apoio do movimento Pró-Armas no Rio. Ele mesmo é um assíduo frequentador de clubes de tiro. Além disso, foi um defensor dos comerciantes no Centro do Rio em seu mandato atual; propôs e aprovou um projeto na Alerj para dar benefícios fiscais a empresas que aw instalem no Centro Histórico do Rio, se tornando um ídolo dos que lutam ou torcem pela revitalização do nosso Centro.

Chico Alencar 5050 – Direitos Humanos e Moralização

Chico Alencar deve ser um dos melhores políticos da esquerda do Rio de Janeiro e respeitado por todos seus pares, isso independentemente das cores partidárias, tirando os extremos, claro. Escritor, professor de História graduado pela UFF, mestre em Educação pela FGV e doutorando na UFRJ, atualmente é atuante vereador da cidade do Rio. Mas, antes disso, foi deputado federal por 4 vezes, além de deputado estadual.

Com uma história política iniciada no movimento estudantil e nas pastorais católicas, Chico também participou ativamente de associações de moradores e movimentos culturais. Suas pautas sempre foram em prol dos direitos humanos e moralização do Poder Público.

Major Fabiana 2210 – Defesa da Polícia e Segurança Pública

Major Fabiana foi eleita na onda bolsonarista de 2018 e se manteve fiel ao presidente. Mãe de 3 filhos, oficial da Polícia Militar do Rio de Janeiro há 25 anos e com pautas muito voltadas à Segurança Pública, Esporte e Pessoas com Deficiência, tem se destacado principalmente no trabalho em defesa dos policiais, em especial os vitimados, aqueles que lutam o bom combate e saem feridos, sem muitas vezes ter o devido apoio do poder público. A Major é uma mulher de posições firmes.

Ela participa junto de outras deputadas bolsonaristas, como Carla Zambelli, de um grupo no Brasil que divide o mesmo número, 2210, e representam os mesmos ideais conservadores.

Laura Carneiro 5566 – Ação Social/Experiência

Advogada, 4 vezes vereadora, 4 vezes deputada federal, filha do grande senador Nelson Carneiro, autor da lei do divórcio, entre outras. Ou seja, a política corre no sangue de Laura Carneiro, ajudando o pai desde a adolescência. Entre suas conquistas estão leis de proteção à mulher, como a que criminaliza a importunação sexual, a que pune com mais rigor crimes de estupro e que proíbe a divulgação de fotos íntimas sem consentimento.

Foi secretária de Ação Social por duas vezes, e no Legislativo tratou deste tema, como com a lei que retira a guarda dos filhos de agressores, abusadores e assassinos. Também foi Laura quem criou um Sistema de garantia de direitos de crianças e adolescentes vítimas e testemunhas de violência, foi coautora do Estatuto do Idoso e autora no Rio do primeiro Estatuto da Pessoa com Obesidade do Brasil. É uma apaixonada pelo Rio e também atua junto a diversas associações de moradores.

Tarcísio Motta 5000 – Educação

Tarcísio Motta é uma pessoa inteligente, carismática e acima de tudo um carioca gente boa, e vai fazer falta na Câmara de Vereadores; além disso, l acho que vai sentir falta do Rio. Mas sua história política é de dedicação à educação: é formado em história pela UFF, onde fez mestrado e doutorado, e foi dar aula na rede pública municipal de Duque de Caxias, e depois na rede estadual. Também deu aula na rede privada e foi professor substituto da sua alma mater, UFF. Finalmente passou no concurso, e se tornou professor concursado do Pedro II.

Um dos fundadores do PSol, Tarcisio tem orgulho de dizer que é comunista, e é figura antológica do carnaval de rua do Rio de Janeiro. Conhecido também por sua atuação ética na Câmara de Vereadores.

Carol Sponza 3001 – Liberalismo

Carol Sponza (Novo) é advogada, mestre em Políticas Públicas na Alemanha e pós em Escola Austríaca de Economia pelo Instituto Mises. Trabalhou para a agência de cooperação técnica Alemã e ganhou bolsa do Governo da Noruega para pesquisa em combate à corrupção. Trabalha há mais de 20 anos com direito regulatório junto a ANVISA, o que a fez entender o labirinto burocrático brasileiro. Foi candidata à Deputada Estadual em 2018 e com uma pequena equipe de voluntários conquistou a marca de 16.905 votos, sendo hoje 1ª suplente.

Defensora da reforma administrativa e tributária, entre suas pautas está a diminuição do tamanho do estado, o combate à corrupção, com instituição de políticas públicas que ampliem o grau de moralidade e transparência da Administração Pública, garantindo maior participação da sociedade. Também possui como pauta a educação básica e técnica profissionalizante, com apoio a parcerias público-privadas e a sistema de vouchers, além do aperfeiçoamento da gestão e formação dos profissionais.

Advertisement

44 COMENTÁRIOS

  1. Dep. Federal PL – 2217 Alexandre Ramagem – o melhor, indicado para ser o responsável pela policia federal e proibido pelo STF de atuar por total ação partidário. ou General Pazuello pois sem dúvida, pegou uma bomba nas mãos para distribuir recursos para todos os estados em plena pandemia e agiu da melhor maneira possível, sabendo que os estados tem uma cambada de larápio que até hoje não foram investigados.

    • Um Bom nome hj que está surgindo para que possa representar o estado do Rio de janeiro é o candidato a deputado federal Fabiano Gonçalves
      2360, de todos que eu estou analisando, e o mais preparado para ocupado uma vaga na câmara federal

  2. Infelizmente comentários que não lhes agradam são descartados, como observando que essa matéria é contrária a Lei do TSE que proíbe Campanha política em veículos de imprensa online.
    Parece que o Diretor que a escreveu não sabe, ou a ignora.
    Divulgando seus candidatos preferidos com legenda e número. O que o TSE acharia disso?

  3. Meu voto minha família amigos e vizinhos vai para a deputada mais bem preparada para a câmara de deputados federais com certeza é Laura Carneiro trabalho brilhante a frente da secretaria de assistência social luta pelos direitos das mulheres e adolescentes.

  4. Depois de vários artigos em que Quintino Freire revelou seu tipo de visão política, passei a puxar o freio de mão quanto ao aceite de suas sugestões, sejam quais forem, e pisar fundo no acelerador quando o quesito é a desconfiança!

  5. Me causa espécie ver o Wadih Damous ao lado de Lula, ele vai engavetar projetos de leis como fazia com os processos de Presidentes de Subseções, tal como fez no caso do Geraldo Menezes, que era advogado Presidente da OAB/Caxias e exercia cargo público, de Secretário em Duque de Caxias.

  6. Meu voto pra Deputado Federal é 7088 … Thiago Vasconcellos .. Vereador da Cidade de Cabo Frio e com forte participação na Câmara de Vereadores. Respeitado pelos pares na Câmara Municipal

  7. Propaganda política em veículos de imprensa online e proibido por lei do TSE.
    O Diário do Rio está fazendo isso com frequência e seu diretor fazendo campanha abertamente, sugerindo candidatos e divulgando siglas e números.

  8. Curioso que a Lei eleitoral não permite propaganda política em veículos de imprensa online, e tenho visto com frequência o Diário do Rio postando matérias com imagens dos candidatos e suas siglas partidárias e número, conforme vários nesta matéria.
    E seu editor fazendo campanha abertamente sugerindo candidatos.

  9. Bom dia ,meu voto vai para o Marcelo Queiroz, hj faço hemodialise, ma ha fiz 2 tranplantes e sei da dificuldade do Doente Renal, por isso apoio a causa. Alem do mais excelente projeto da Castraçao, indiquei varias pessoas que foram muito bem atendidas.

  10. Vou de Talíria Petrone, 5077, uma das poucas mulheres que os deputados não conseguem peitar, nossa segunda Marielle. Muito ameaçada na Câmara por lutar pelos direitos dos mais necessitados.

  11. Meu voto para Deputado Federal será pela renovação e considerando o histórico profissional de atuação no SUS.
    Creio que Edimilson Migowski seja o candidato melhor preparado nesse pleito de 2022 para levar projetos que defendam a saúde de forma científica e ética.
    Assim sendo, no dia 02 de outubro, meu voto será Edimilson Migowski – 2224

  12. Meu voto para Deputado Federal do RJ visa uma renovação e escolha de um dos profissionais da saúde mais qualificado, em minha opinião, nesse pleito de 2022.
    Dessa forma, votarei em Edimilson Migowski 2??2??2??4??

  13. Cade as candidatas do Novo?

    Só vou votar em candidatos do Novo para deputados, Ganime para senador, Clarissa para senador e Bolsonaro para presidente.

    Estou estudando Carol Sponza ou Katharyne Caiaffa e Bernardo Abreu.

  14. Meu voto vai para renovação. Tita, ex jogado do Vasco, flamengo e da seleção brasileira. Homem de família, conservador nós hábitos e costumes irá levar uma visão nova ao parlamento brasileiro.

  15. Chicão Bulhões é de longe o melhor candidato para o estado do Rio de Janeiro…
    Ele simplesmente é o principal responsável por trazer a Bolsa Verde para o Rio(iniciativa importantíssima para o Rio voltar a ter um ambiente de negócios renovado e para o Rio voltar a ser olhado pelo mercado financeiro como ótimo um lugar para ser investido e que pode triplicar o pib do estado) e também é o principal responsável pela criação do hub de tecnologia Porto Maravalley, o vale do silício carioca, que será dentro de 5 anos uma referencia na América Latina! Somente essas duas iniciativas já são dignas do meu voto, e sugiro a todos procurarem saber mais sobre essas e outras iniciativas que Chicão tem feito para o Rio e para o Brasil!

  16. Vou votar alexandre saraiva, policial federal, mas chico alencar é um excelente nome.. Ha 30 anos na politica nunca apareceu nas paginas policiais, com rachadinhas ou rachadoes

  17. Sou do sul do estado e voto em Nelson Gonçalves 55190, fez muito pela educação, foi responsavel pela pavimentação de várias estradas e contribuiu muito para o desenvolvimento de nossa região. Honesto e profundo conhecedor da necessidades do estado

  18. Lamentável não ter incluído candidatos do NOVO, o único partido que não usa recurso público para fazer campanha e, consequentemente, único a realmente pensar no melhor uso do “dinheiro público”

      • Se não é de todo o ruim, é, ao menos, 99% de ruindade. Usar dinheiro público para custear propaganda que mais polui do que divulga deveria ser proibido. Sem falar nos formatos duvidosos, estilo “carreata” que só fazem barulho e incomodam, além do custo exarcebado. Pois aquela galera provavelmente está ganhando algo.

        Ao ver um candidato abusando do espaço justamente por ter mais recursos, só me afasta de querer saber de sua proposta de campanha.

  19. Meu voto para deputado estadual é do Professor Comte Bittencourt. O deputado que mais legislou para a Educação na história do parlamento fluminense. Respeitado e admirado por todos parlamentares.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui