O Diário do Rio segue o que deveria ser um ato normal de veículos de imprensa, declarar seu voto. E não resta dúvidas que o melhor candidato a prefeito do Rio no primeiro turno é Indio da Costa, do PSD.
Primeiro por um motivo simples, não podemos votar em um agressor, apesar de
um dos processos arquivados, e
outro de São Paulo, Pedro Paulo se fosse eleito envergonharia a cidade. Sempre estaria sobre ele a pecha de covarde. Há quem diga que é um caso pessoal, que isso não interfere em seu trabalho para prefeito. Digo que interfere sim, como podemos imaginar um prefeito destes defendendo a luta contra a violência doméstica?
Crivella também não é merecedor do voto do carioca neste primeiro turno. Ele não é o candidato, nem seu programa de governo, quem votar no PRB na verdade vota em um projeto de poder da Igreja Universal, de seu tio Edir Macedo. Pode até ter substituído a rejeição antiga, mas a verdade que faz parte de algo maior e não é o interesse do carioca.
Mas ainda que assim não fosse escolheria para Prefeito do Rio, o Indio, a nossa cidade precisa de um gestor mas que também tenha capacidade política para governar. O Rio precisa de um prefeito para a cidade, que consiga se comunicar com a prefeitura, com os vereadores, os cariocas e também valorize o funcionalismo público. E, mais, precisa de alguém que tenha se preparado para governar e não um aventureiro que coloca sua ideologia acima do interesse de seus cidadãos.
Também vejo nele a capacidade de manter os acertos de Paes, só que com mais pé no chão e sem a verborragia e narcisismo do atual prefeito. Ou também não entregaria as obras com tantos problemas, seja de estações de VLT com goteira até a ciclovia que cai.
Há quem diga que Osório tem um perfil similar. Não discordo, mas o que tem mais potencial para ir ao segundo turno é Indio e, além disso, tenho para mim que Osório foi candidato apenas para ter uma votação melhor para deputado. E, claro, vale lembrar que ele era PMDB até ontem e só saiu do partido porque não conseguiria ser candidato por lá.
Quanto aos candidatos ideológicos, Freixo, Jandira e Bolsonaro, eles realmente teriam capacidade para gerir a cidade? Creio que não, são pouco adeptos às conversas com quem não concorda com eles e não é assim que se administra uma cidade.
Finalmente, Indio da Costa é o candidato com mais potencial para vencer Crivella no segundo turno. Seu nome tem baixa rejeição, e teria capacidade para aglutinar a esquerda e a direita carioca, além dos eleitores que esperam gestão da cidade.
Por isso e outros tantos motivos o Diário do Rio declara e sugere a seus leitores o voto em Indio da Costa 55.
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp