Escolher um vereador não é uma tarefa fácil; deve ser feita com muita reflexão. Há um ditado na política que diz: “O eleitor vive na cidade, não no estado ou no país“. São as decisões de um prefeito e dos vereadores que interferem diretamente no dia a dia das pessoas. Na última legislatura, por exemplo, foi votado o Plano Diretor, que define questões como o tamanho máximo que um prédio pode ter em determinado bairro, se é permitido construir mais supermercados, escolas e hospitais em uma região, ou se devem ser proibidos novos edifícios comerciais.
Os vereadores são responsáveis por criar leis, fiscalizar e fazer requerimentos ao Poder Executivo, além de aprovar o Orçamento Anual. Um vereador não é o “síndico” da cidade; essa função cabe ao prefeito. Ele não pode realizar obras. Portanto, se você ver uma placa de “obrigado pelo asfalto, vereador“, saiba que é mentira. Os vereadores também não têm poder para legislar sobre questões federais ou estaduais. Candidatos que falam de temas como aborto, drogas ou sobre como a polícia deve agir estão apenas desviando o foco com assuntos que são da alçada de Brasília ou da Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro).
Isso já ajuda a reduzir as opções de candidatos a vereador que podemos escolher, pois muitos falam de coisas que não são da sua competência, outros prometem o que não podem fazer e, além disso, a maioria quase não faz nada no quesito fiscalização dos rumos do nosso dinheiro.
Voto em Pedro Duarte
Quem acompanha o DIÁRIO DO RIO sabe da minha admiração pelo trabalho do vereador Pedro Duarte (30300). Para mim, ele é o que buscamos em um político: é independente e sabe quando deve votar contra ou a favor das propostas do governo.
Pode parecer fácil, mas muitos legisladores votam sempre de acordo com sua ideologia ou com seus interesses, não importando se é bom pra cidade. Pedro Duarte não é assim. Ele é liberal, e nas pautas desburocratizantes ou de desenvolvimento, foi o que mais defendeu os projetos, mesmo que fossem idealizados pelo governo.
Por outro lado, foi o vereador que mais incomodou Eduardo Paes quando necessário, sendo um fiscal incansável a favor do carioca. Não é por acaso que o próprio Paes e seus aliados mais próximos frequentemente brigavam com Duarte nas redes sociais. Enquanto o “rolo compressor” do governo avançava pela Câmara, Pedro Duarte foi aquele que se colocou à frente e disse: “Só por cima de mim“. Muitas vezes o governo venceu, mas não sem que ele apontasse onde estavam os erros.
Vi o amadurecimento de Pedro Duarte na Câmara. Mesmo sendo um vereador de primeiro mandato, ganhou destaque em diversas mídias da cidade do Rio de Janeiro. E não porque ele busque atenção midiática, mas porque seu mandato tem sido focado no que é melhor para a cidade e em cumprir as funções de um vereador que foram listadas acima. Tanto que foi escolhido pelo DIÁRIO DO RIO como um dos cinco melhores vereadores da atual legislatura.
Voto em Talita Galhardo
Faço questão de citar que, como morador de Jacarepaguá, mais especificamente da Freguesia, conheci de perto o trabalho de Talita Galhardo (45001) quando ela foi subprefeita de Jacarepaguá, onde desempenhou um excelente trabalho como gestora. Ela lutou pelo bairro, sugeriu projetos essenciais ao prefeito Eduardo Paes e estava sempre presente, desde a Praça Seca até o Anil.
Talita ganhou minha admiração quando o próprio Eduardo Paes disse que “quem manda é quem tem voto” e citou nomes que, agora, se sabe que são ligados à milícia. Ela não aceitou essa situação e pediu exoneração, algo que poucos fariam. Ela fez. Isso, para mim, é sinal de caráter e que merece o voto da região.
Não por acaso, a considerei como minha candidata a vereadora por Jacarepaguá em 2024. Tenho certeza de que, se eleita, fará um mandato exemplar.
Ela poderia ser meu voto certo, mas, por entender que seu primeiro mandato foi aquele que nos mostrou o que um Vereador deve mesmo fazer, tenho a obrigação de informar que Pedro Duarte será o meu voto para vereador em 2024.
Desejo boa sorte a todos os outros candidatos. Gosto de muitos deles e também montamos uma lista com indicações de vereadores por temas e regiões específicos (a lista será atualizada até o dia da eleição).
Verdade, eu também concordo
Recomendo que votem em gente que nunca entrou na política, tem muito parasita mamando de graça dinheiro público e atrapalhando a cidade com leis absurdas.
Como desejar que as coisas mudem. votando nas mesmas caras, velhas e mofadas?
Verdade, eu também concordo