Bernardo Egas, servidor público concursado, já ocupou cargos importantes como presidente do Previ-Rio, subsecretário de Administração e secretário de Meio Ambiente. Ele possui profundo conhecimento dos desafios enfrentados por todas as categorias de servidores e direciona sua campanha para defender essas pautas, com o apoio de muitos colegas. Como ele afirma, caso eleito, será “o vereador do servidor”.
Durante sua gestão na Secretaria de Meio Ambiente, Bernardo Egas foi reconhecido internacionalmente. Ele conquistou o Prêmio do Pacto de Milão em segurança alimentar e recebeu reconhecimento da ONU pelo programa Hortas Cariocas. Foi responsável também por garantir a Bandeira Azul para as praias da Prainha e da Reserva, além de outros prêmios relacionados às mudanças climáticas. Egas também trabalhou em diversos projetos junto com o candidato a prefeito Marcelo Queiroz, como o RJPET.
Com experiência na administração pública e na criação de projetos inovadores voltados para o desenvolvimento sustentável do Rio de Janeiro, Bernardo Egas é o vereador que a cidade precisa. A preservação do meio ambiente e a causa animal são prioridades na trajetória de Egas. Filiado ao partido Progressistas, número 11.000, ele traz consigo a experiência necessária para representar os cariocas na Câmara de Vereadores em 2025.
“Precisamos de um representante na Câmara que priorize a questão climática e a sustentabilidade. O Rio de Janeiro é uma vitrine para o mundo, e devemos liderar com bons exemplos,” declarou Bernardo Egas, que foi coordenador de Sustentabilidade da Câmara Municipal do Rio de Janeiro em 2021.
Defensor da natureza e dos animais
Criador do movimento Revolução das Bitucas, que visa retirar um milhão de bitucas de cigarro das praias até o fim do ano, Bernardo Egas acredita no poder de transformação. Por isso, desde cedo, ele se dedicou a ações ambientais e à defesa dos animais. Como secretário de Meio Ambiente, recebeu o Prêmio do Pacto de Milão pelo projeto Hortas Cariocas, considerado o melhor programa municipal de agroecologia e segurança alimentar do mundo. Além disso, Bernardo foi responsável pelo resgate de mais de 6 mil animais por meio da patrulha ambiental.
Formado em Direito pela PUC-Rio e pós-graduado em Liderança e Gestão Pública pelo Centro de Liderança Pública de São Paulo, com módulo presencial em Harvard, Egas se dedicou ao setor público e implementou ações marcantes, como o plantio da Floresta dos Atletas em Deodoro, legado das Olimpíadas Rio 2016, com mais de 13 mil mudas plantadas.
Experiência em administração pública
Com MBA em Parcerias Público-Privadas (PPP’s) e Concessões pela Fundação Escola de Sociologia de São Paulo e mestrado em Cidades pela London School of Economics, Bernardo Egas tem vasta experiência na gestão pública. Ele atuou como subsecretário de Administração e presidente do Instituto de Previdência e Assistência do Município do Rio de Janeiro (Previ-Rio), onde lidou diretamente com questões relacionadas aos servidores públicos.
“Precisamos valorizar o servidor, corrigir distorções salariais, revisar os salários conforme a inflação e o custo de vida, melhorar as condições de trabalho com infraestrutura moderna e ergonômica, além de oferecer capacitação contínua,” destacou Egas.
Lixo zero e preservação da fauna silvestre
Se eleito vereador, Bernardo Egas promete focar em soluções baseadas na natureza, com destaque para a valorização da arborização urbana, a criação de novas unidades de conservação e a ampliação dos corredores ecológicos.
“Minhas principais propostas são voltadas para o desenvolvimento sustentável do Rio de Janeiro. Entre as minhas prioridades estão a meta de lixo zero, para transformar o Rio de Janeiro na Capital da Reciclagem, e a preservação da nossa fauna silvestre, das praias e oceanos,” concluiu.
Candidato que se apresenta como defensor dos servidores públicos não deveria nem ter registro para concorrer!
Servidor público é a escória da sociedade!
Palhaçada!
Tem que saber escolher muito…e atualmente nenhum merece votos, na minha opinião.
Aliás, muitos se candidatam pelo excelente emprego, com uma bela remuneração de 18 mil e poucos, além maravilhosas vantagens! Muito bom não? Tem gente que não tem condições nenhuma para ocupar um cargo público.
Por isso que não darei essa oportunidade a ninguém que só conhece a gente para pedir votos e depois de eleitos desaparecem.
Estamos juntos!