Em sua 30ª edição, festival literário Paixão de Ler homenageia o poeta Drummond e o meio ambiente

Evento terá lançamentos editoriais, rodas de conversa e encontros com autores, entres outras atrações gratuitas

Grupo Drummonzinhos, formado por crianças e adolescentes de Minas - Foto: Divulgação

A 30ª edição do festival literário Paixão de Ler começa nesta sexta-feira (07/10) e, até a próxima sexta-feira (14/10), a cidade terá lançamentos editoriais, rodas de conversa e encontros com autores, entres outras atrações gratuitas. O evento é promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, e a programação ocorre em vários pontos do Rio, como Praia de Ipanema, Circo Crescer e Viver (Cidade Nova), Arena Carioca Fernando Torres (Madureira) e Sala Baden Powell (Copacabana), além de bibliotecas da Prefeitura.

A abertura do festival será às 18h, em Ipanema, com uma conferência entre o músico, compositor e ensaísta José Miguel Wisnik e o escritor, ambientalista e líder indígena Ailton Krenak. Eles vão promover um papo inédito sobre Drummond e sua relação com o meio ambiente. Conhecido como o poeta verde, o modernista mineiro é o homenageado desta edição. Neste sábado (08/10), Wisnik e Krenak voltam à programação, em apresentações na Cidade Nova e em Madureira, respectivamente.

No domingo (09/10), os “drummonzinhos”, crianças e adolescentes de Itabira (MG) que recitam textos do poeta mineiro, aportam no Crescer e Viver, às 16h.

De olho na edição 2022 do festival Paixão de Ler, a Secretaria Municipal de Cultura vem atualizando o acervo geral das 12 bibliotecas municipais – além da nova sala de leitura Maria Firmina dos Reis, que recebe o nome da primeira mulher romancista brasileira – visando contemplar a diversidade literária do país.

A programação completa pode ser consultada no Instagram @cultura_rio.

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui