Em sua 6ª edição, Prêmio Sabores da Orla anuncia finalistas nas categorias pratos e petiscos

Iniciativa da Orla Rio, o concurso é um grande sucesso, com mais de 38 mil pratos e petiscos servidos, com reservas esgotadas em vários quiosques

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O Prêmio Sabores da Orla chega à sua etapa final com os favoritos da edição deste ano. Os dez finalistas do concurso, nas categorias prato e aperitivo, serão conhecidos até o dia 31 de julho. O prêmio é uma iniciativa da Orla Rio, concessionária que administra 309 quiosques da capital Fluminense.

A atual edição do concurso foi um sucesso absoluto. Ao todo, foram servidos mais de 38 mil pratos e petiscos, com reservas esgotadas em vários quiosques. As votações nas diversas categorias do festival de comida praiana também foram espetaculares, batendo 50 mil votos populares contabilizados até o momento. Tais resultados colocam o Sabores da Orla como o principal festival de gastronomia praiana do Brasil.

João Marcello Barreto, presidente da Orla Rio, ressaltou que, mesmo não oficialmente, o festival passou já pode ser considerado como integrante do calendário turístico da cidade. Para ele, o concurso permite que turistas, cariocas e fluminenses conheçam a gastronomia praiana carioca, além dos pontos turísticos inesquecíveis do Rio.

“O Prêmio Sabores da Orla já se tornou parte do calendário turístico do Rio de Janeiro, o que reforça sua importância para a indústria do turismo da nossa cidade. Durante as férias de julho, recebemos milhares de visitantes em busca de novas experiências à beira-mar, e é exatamente o que temos proporcionado a turistas e cariocas ao longo dos últimos anos. Estamos muito felizes em poder mostrar a diversidade gastronômica da orla carioca. Entre os finalistas deste ano, temos quiosques novos e veteranos com receitas autorais, clássicas e inovadoras, capazes de agradar a qualquer paladar. Agora, falta pouco para descobrirmos os vencedores desta edição”, disse João Marcello.

Advertisement

Na categoria de melhor prato, seguem na disputa os quiosques: Sanca, em São Conrado, com o gnocchi de banana da terra ao molho thai, acompanhado de camarões grelhados e paçoca cítrica; Sel D’Ipanema, em Ipanema, compete com o atum selado semi-cru em crosta de milho torrado, acompanhado de legumes e pico de gallo; Enchendo Linguiça, em Copacabana, concorre com o joelho de porco recheado com gorgonzola e chucrute, com galette de batata com cebola e emulsão de mostarda holandesa em pasta e mostarda ancienne em grãos como acompanhamentos; Pato com Laranja, no Leblon, participa com o gohan com tataki, sunomono e combinado de oito iguarias; e o Qui Qui, em São Conrado, disputa com o risoto de baião de dois com queijo coalho, lula, camarão e polvo no azeite trufado.

Entre os finalistas na categoria do melhor aperitivo estão: Layback Soul Prainha, na Prainha, com o peixe empanado com batata chips; Praiô, no Recreio, participa com a bruschetta à mediterrânea de pão italiano tostado com abobrinha, camarões grelhados, tomate confit, lascas de parmesão e mel de tomilho; Clássico Beach Club, na Barra da Tijuca, disputa com o tataki de atum, com emulsão de avocado e crocante de wonton; Quiosque da Célia, compete com tacos crocantes recheados com camarão na manteiga de ervas, além de vinagrete de manga e queijo maçaricado como acompanhamentos; e o Santa Clara, em Copacabana, concorre com cubos de costela desfiada e prensada sobre creme de batata com alho assado e nós moscada. Tudo gratinado no forno, cobertos com molho pesto de agrião refrescante.

O chef carioca João Diamante, que é embaixador do Prêmio, fará uma visita aos finalistas, neste final de semana, para avaliar os passos finais de cada concorrente. Com Diamante estarão os chefs conselheiros Flávia Quaresma; Rafael Scatolin, do Grupo Brewteco; Vladimir Lopes, do Dim Sum Rio; David Bispo, do Bar do David. Os jornalistas René Silva e Marcella Sobral; e o ator Babu Santana, também prestigiarão os quiosques.

“É uma honra estar mais uma vez ao lado de tanta gente talentosa. Tem sido uma experiência incrível participar do maior festival de gastronomia praiana do Brasil. A cada ano, o Prêmio Sabores da Orla se destaca, reunindo sabores imperdíveis e movimentando um dos principais pontos turísticos do nosso país: as praias cariocas. É realmente um privilégio fazer parte deste projeto tão especial para o Rio de Janeiro”, afirmou João Diamente.

A parceria com a Record TV permitiu a transmissão ao vivo e em têm primeira mão das várias etapas do concurso durante os programas jornalísticos da emissora, como Balanço Geral, RJ no Ar e Cidade Alerta Rio. Aos sábados vai ao ar adição especial “Sabores da Orla”, sempre com entrevistas inéditas. Os quiosques vencedores vão preparar os pratos premiados no “Balanço Geral”, apresentado por Tino Júnior.

Os vencedores serão anunciados no dia 16 de agosto. Até lá, as votações continuam abertas ao público. O festival dará R$ 50 mil em prêmios aos participantes. Mais informações pelo site.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Em sua 6ª edição, Prêmio Sabores da Orla anuncia finalistas nas categorias pratos e petiscos
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui