Em Vila Isabel, estudantes entram em confronto e param principal via do bairro

Em um dos vídeos gravados por testemunhas é possível ver quando um policial do Vila Isabel Presente é agredido por um jovem

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Confronto entre estudantes em Vila Isabel / Reprodução

O Rio de Janeiro e o Brasil precisam repensar o destino das suas escolas públicas. Atos de violência praticados dentro das unidades educacionais e por estudantes estão cada vez mais frequentes. Para quem olha de fora, o sistema educacional público parece um barril de pólvora. Mas nem sempre foi assim.

Em Vila Isabel, tradicional bairro boêmio da cidade, alunos de escolas de região se enfrentaram aos socos por causa de uma outra estudante. A briga aconteceu, na tarde desta quarta-feira (26), na Avenida Boulevard 28 de Setembro, principal via do bairro.  

De acordo com o Portal Grande Tijuca, os alunos em confronto seriam residentes nos morros São João e MacacosEngenho Novo e Vila Isabel -, que são dominados por facções criminosas rivais. O Morro dos Macacos é dominado pelo Terceiro Comando Puro (TCP); e o São João pelo Comando Vermelho (CV).

Segundo o portal, os estudantes teriam entrado em conflito por “diferenças entre facções”. Nos vídeos gravados por testemunhas é possível ver que confusão foi considerável, pois os agentes do Vila Isabel Presente tiveram que entrar em ação para impedir que a situação piorasse ainda mais.

Advertisement

Em um dos vídeos obtidos pelo GT é possível ver quando um policial do Vila Isabel Presente é agredido por um jovem. Nas imagens também é possível ver uma mulher mediando o conflito e apartando policiais e estudantes conflagrados.

De acordo com o GT, os policiais teriam agredido alguns jovens, entre eles uma estudante trans que acabou sendo detida e levada pelos agentes para a van do programa. Ainda de acordo com o veículo, uma aluna que teria tentado separar a briga, acabou desacatando um policial – a jovem também teria sido detida. Outro jovem, que  teria entrado em confronto com os agentes, também teria sido agredido na ação. Os policiais tiveram que usar spray de pimenta para dispersar a briga.

O saldo da confusão foi de quatro estudantes menores de idade apreendidos e encaminhados à 19ª DP (Tijuca). Os jovens posteriormente foram levados para a Departamento de Polícia da criança e do Adolescente (DPCA).

O portal entrou em contato com a Secretaria de Estado de Governo, responsável pelo Segurança Presente, para que se pronunciasse sobre a ocorrência, mas não teve resposta.

As informações e as imagens são do Portal Grande Tijuca.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Em Vila Isabel, estudantes entram em confronto e param principal via do bairro
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui