Em visita ao Morro da Mangueira, Benedita apresenta seus planos para o Carnaval carioca

Benedita entregou ao presidente da Mangueira uma lista com 13 compromissos de sua possível gestão com o mundo do samba

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Benedita da Silva em caminha no Morro da Mangueira - Foto: Reprodução/TV Globo

No meio da caminhada pelo Morro da Mangueira, na Zona Norte, na última quarta-feira (11/11), a candidata do PT à Prefeitura do Rio de Janeiro, Benedita da Silva, pegou o microfone e levou os moradores locais ao delírio ao soltar a voz para cantar ”Exaltação à Mangueira”, um dos mais belos hinos da Estação Primeira.

”Mangueira, teu cenário é uma beleza que natureza criou”, começou a cantar Benedita, abraçada a Guanayara Firmino, vice-presidente da escola de samba, e cercada por moradores.

Antes de subir à Travessa Saião Lobato, Benedita entregou a Guanayara e outros sambistas presentes uma lista com 13 compromissos de sua possível gestão com o mundo do samba, entre eles a ajuda financeira para que as escolas de samba se fortaleçam para o desfile e o trabalho social que fazem.

Em discurso no meio da ladeira, Benedita reafirmou a certeza de que está no segundo turno e convocou os eleitores a conseguir mais votos até domingo.

Advertisement

”A gente sabe que é difícil, mas, se a mulherada quiser, não tem para ninguém. O meu compromisso é com as nossas comunidades. Eu morei 57 anos no Chapéu Mangueira, estou com 78 anos, e estou com muita garra, muita força, e mais ainda agora recebendo esse apoio fantástico, extraordinário”, disse Benedita.

Ela defendeu ”emprego para a juventude e para a mulherada” e falou de seus projetos para ”unir o morro ao asfalto”, reduzindo a desigualdade com apoio às atividades econômicas nas favelas.

Ao falar sobre a importância do carnaval para a geração de emprego e renda nas comunidades, a candidata falou da importância da diversidade cultural e religiosa.

”Nossa comunidade é plural, tem o povo do axé, tem evangélico, tem católico. Eu sou evangélica há muito tempo, não sou de ocasião, e quero que vocês saibam que respeito é bom e eu gosto. Para que eu seja respeitada, eu preciso respeitar o sagrado do outro”, discursou a candidata.

A carta-compromisso entregue aos sambistas foi a seguinte:

”Compromissos de Benedita com o Carnaval

O Carnaval carioca é a maior festa popular do planeta. Ele projeta o nome da cidade por todos os continentes, atraindo turistas do mundo inteiro. É um grande símbolo de liberdade de expressão, que se propaga através das letras dos sambas de enredo, dos corpos dos passistas e do canto dos foliões. Só que muita gente ainda vê nosso carnaval com olhar estreito, com um viés preconceituoso e sem a percepção de que ele é, antes de mais nada, uma fonte poderosa de inclusão social e de geração de empregos. Uma prefeitura verdadeiramente comprometida com a liberdade de expressão, com a dignidade dos nossos trabalhadores e com a redução das nossas desigualdades precisa pensar no carnaval carioca com a seriedade e o respeito que ele merece. Por isso, a candidata à prefeita Benedita da Silva e sua vice, Enfermeira Rejane, vêm a público esclarecer quais são os 13 compromissos da coligação ‘É a Vez do Povo’ com o Carnaval carioca.

  1. Apoio financeiro à realização dos desfiles das escolas de samba;
  2. Facilitação da captação de patrocínio junto à iniciativa privada;
  3. Reconhecimento das escolas de samba como polos de formação técnica e profissional;
  4. Reforma de barracões da Cidade do Samba para escolas que tenham ensino profissionalizante;
  5. Intermediação e ajuda às escolas que não possuem quadra própria;
  6. Inclusão dos ensaios técnicos no calendário turístico da cidade;
  7. Inclusão dos desfiles dos blocos de rua no calendário oficial da cidade;
  8. Apoio às escolas de samba mirins para formação de novos talentos;
  9. Valorização de eventos tradicionais, como a entrega da chave da cidade ao Rei Momo;
  10. Modernização do Terreirão do Samba para receber festivais e concursos o ano todo;
  11. Reconhecimento das rodas de samba como espaços culturais;
  12. Criação de um setor específico de apoio ao Carnaval na Secretaria Municipal de Cultura;
  13. Criação do Museu do Carnaval.

Estes são os compromissos que assumimos com os realizadores dessa grande festa que é o Carnaval Carioca. Mas o maior de todos os compromissos é o de manter abertas as portas da Prefeitura ao diálogo com as escolas de samba e com os blocos da nossa cidade.”

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Em visita ao Morro da Mangueira, Benedita apresenta seus planos para o Carnaval carioca
Advertisement

3 COMENTÁRIOS

  1. Ela devia ter apresentado um plano de saneamento das finanças do estado, de enxugamento da maquina estadual que é cheia de parasitas, recolhimento e recuperação de moradores de rua, combate ao trafico de droga nas favelas e asfalto, traçar um plano para atrair empresas para O Rio. O que ela faz é populismo e mais nada.

    • Ela devia ter apresentado um plano de saneamento das finanças da prefeitura, de enxugamento da maquina municipal que é cheia de parasitas, recolhimento e recuperação de moradores de rua, combate ao trafico de droga nas favelas e asfalto, traçar um plano para atrair empresas para o municipio. O que ela faz é populismo e mais nada.

  2. O PT no Rio de Janeiro repetindo a mesma fraqueza de anos atrás.
    O PC do B que sempre estiveram juntos, ladeira abaixo.
    Esse pessoal acredita mesmo que é só se eleger às custas dos cariocas e fluminenses, ir para a Câmara de Vereadores, ir para Brasília, e depois voltar de 4 em 4 anos para acordar a massa.
    Gabinetes lotados de parceiros e a população se virando.

    Cadê Saúde! Cadê Trabalho! Cadê Educação, Cadê Crédito para as MEIs, Micro e Pequenas Empresas, mola da prestação de serviços e, fornecedores que roda o mercado.

    Estaleiros fechados, empresas indo para outros estados, aumento da população de rua, ruas sujas, calçadas esburacadas,violência, e um 1746 que não funciona. E, acham coragem para chamar os turistas com a casa desarrumada.

    1º Turno neste domingo é o melhor caminho!

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui