Embratur apresenta a atualização da marca ‘Brasil’, que deixa o ‘z’ para trás

A marca passou ainda por uma reatualizarão visual para ser usada por agências de viagem, operadoras de turismo, hotéis, pousadas e companhias de aviação

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Gol - Marca Brasil /Divulgação

A marca “Brasil”, criada em 2005, foi relançada e apresentada pelo atual presidente da Embratur, Marcelo Freixo (PT), na última terça-feira (14). A grafia de Brasil, antes com “z”, voltou a ser escrita com “s”. A mudança marca o novo posicionamento da agência de promoção internacional brasileira diante do governo de Jair Bolsonaro (PL), que havia adotado a marca “Brazil” como mote de divulgação do turismo nacional internamente e no exterior. A marca passou ainda por uma reatualizarão visual para ser usada por agências de viagem, operadoras de turismo, hotéis, pousadas e companhias de aviação.

A GOL Linhas Aéreas, maior companhia brasileira do setor, é um uma das primeiras empresas a aderir à marca “Brasil”. O Boeing 737 MAX 8 (PR-XMC) é o primeiro avião brasileiro a receber a aplicação da marca, no hangar da companhia no aeroporto de Congonhas, em São Paulo. De acordo com a empresa, que conta uma frota de 15 Boeing 737, com operações em 13 destinos internacionais e 72 nacionais, a marca “Brasil” representa o potencial turístico brasileiro e será aplicada em todos os seus aviões. Desde 2007, a frota da companhia divulga o projeto gráfico em seus aviões.  

De acordo com Marcelo Freixo, Brasil com “z” produzia um processo de desidentificação nacional. Em sua conta no Twitter, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) destacou que a requalificação da “Marca Brasil” representa a retomada da valorização do turismo nacional.

“O retorno da marca Brasil é a valorização do nosso turismo nacional. Parabéns, @EmbraturBrasil. Vamos resgatar a imagem do Brasil no mundo,” escreveu o presidente da República.

Advertisement

Criada designer Kiko Farkas, a marca tomou como inspiração um desenho de Roberto Burle Marx, maior paisagista brasileiro e artista plástico. Farkas quis, com a “Marca Brasil” ressaltar o verde das florestas; o azul do céu e das águas; o amarelo do sol, da luz e das praias; o branco da vestimenta e das manifestações religiosas populares, e o vermelho das festas de caráter popular.

“É uma marca do país, dos negócios, de todos nós. Não é uma marca de um governo. A marca representa a brasilidade, como nos enxergamos como povo. Essa ideia é muito importante”, disse Kiko Farkas.

As informações são do Diário do Porto e do Cidade Marketing.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Embratur apresenta a atualização da marca 'Brasil', que deixa o 'z' para trás
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui