Embratur convida franceses para Carnaval do Rio após desgaste na relação com Bolsonaro

O objetivo do aceno do governo brasileiro é melhorar o vínculo entre as duas nações depois de inúmeros atritos criados por aliados e membros do governo Bolsonaro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Marcelo Freixo (PT), presidente da Embratur - Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

A Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) definiu uma tática para amenizar as relações entre barsileiros e franceses após os ataques do ex-presidente Jair Bolsnaro a Brigitte Macron, esposa do presidente da França, Emmanuel Macron. Presidida por Marcelo Freixo, o órgão irá convidar jonalistas do país europeu para conhecerem o Rio e acompanharem o Carnaval.

O objetivo do aceno do governo brasileiro é melhorar o vínculo entre as duas nações depois de inúmeros atritos criados por aliados e membros do governo Bolsonaro, e do próprio ex-chefe do executivo municpal, contra o chefe de estado francês. A informação foi divulgada na coluna do jornalista Ancelmo Gois.

Relembre os casos

A crise diplomática começou em 2019, com a manifestação de Macron pelo Twitter, quando ele convocou os países do G7 a discutirem as queimadas na Amazônia no encontro que ocorreu no fim de semana. “Nossa casa está queimando. Literalmente. A Floresta Amazônica – os pulmões que produzem 20% do oxigênio do nosso planeta – está em chamas. É uma crise internacional”, escreveu o francês.

Pouco depois, Bolsonaro foi à mesma rede dizer que o presidente da França usava tom sensacionalista e estava querendo instrumentalizar uma questão interna do Brasil. O presidente brasileiro afirmou ainda que Macron usou uma foto falsa e tinha uma mentalidade “colonialista” ao querer incluir o tema no debate do G7.

Advertisement

No mesmo dia, o filho de Bolsonaro, o deputado federal Eduardo Bolsonaro, publicou vídeo dizendo que Macrón era um “idiota”.

Pouco tempo depois, foi a vez ex-ministro da Educação, Abracham Weintraub se referir ao presidente da nação francesa como “cretino” em postagem também no Twitter.

Em meio a essa discussão virtual, Emmanuel Macrón acusou Bolsonaro de mentir sobre os compromissos ambientais e disse se opor ao acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia.

Em seguida, Bolsonaro virou notícia internacional mais uma vez ao reforçar uma piada feita em rede social com Brigitte, a mulher de Macron. Um seguidor do presidente Bolsonaro postou a foto de Brigitte e de Michelle (primeira-dama brasileira), dizendo que Macron o estaria perseguindo por inveja. O presidente do Brasil respondeu: “Não humilha cara. Kkkkk”. A comparação se referia às idades das duas esposas e dava a entender que Bolsonaro teria vantagem porque a sua era mais jovem.

O tom indelicado com que Bolsonaro se referiu à primeira dama francesa chegou ao conhecimento de Macron, que nesta segunda-que considerou o brasileiro “extremamente desrespeitoso” e disse lamentar pelos brasileiros.

Por fim, Bolsonaro, novamente acusou Macron de fazer “ataques descabidos e gratuitos à Amazônia. Segundo, ele, o país não pode aceitar isso “nem que (Macron) disfarce suas intenções atrás da ideia de uma “aliança” dos países do G-7 para “salvara Amazônia, como se fôssemos uma colônia ou uma terra de ninguém”.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Embratur convida franceses para Carnaval do Rio após desgaste na relação com Bolsonaro
Advertisement

5 COMENTÁRIOS

  1. “(…) o órgão irá convidar jonalistas do país europeu para conhecerem o Rio e acompanharem o Carnaval.”
    Ahhhh, assim é fácil fazer os outros felizes… iremos pagar tudo, todos os caprichos dos outros!? Assim, até eu. Será que é por isso que o Gov. Bolsonaro tinha “atritos”? Por não desperdiçava os recursos do povo?

  2. Hahahahahahah, se o cara não dá mole aos COLONIZADORES, sim, querem tomar nossa Amazônia, ele não presta! Tem que dar mole pra ninguém mesmo, agora o atual Desgoverno já esta baixando a cabeça e mostrando o bumbum… Vergonha !!!

    • Parabéns!
      Quem é o Presidente da Embratur? Um cara que entende tanto de Turismo quanto eu de Biologia espacial. É mais um que vai fazer politicagem em vez de tomar iniciativas que incrementem o turismo no Brasil.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui