Embratur convida franceses para Carnaval do Rio após desgaste na relação com Bolsonaro

O objetivo do aceno do governo brasileiro é melhorar o vínculo entre as duas nações depois de inúmeros atritos criados por aliados e membros do governo Bolsonaro

Marcelo Freixo (PT), presidente da Embratur - Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

A Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) definiu uma tática para amenizar as relações entre barsileiros e franceses após os ataques do ex-presidente Jair Bolsnaro a Brigitte Macron, esposa do presidente da França, Emmanuel Macron. Presidida por Marcelo Freixo, o órgão irá convidar jonalistas do país europeu para conhecerem o Rio e acompanharem o Carnaval.

O objetivo do aceno do governo brasileiro é melhorar o vínculo entre as duas nações depois de inúmeros atritos criados por aliados e membros do governo Bolsonaro, e do próprio ex-chefe do executivo municpal, contra o chefe de estado francês. A informação foi divulgada na coluna do jornalista Ancelmo Gois.

Relembre os casos

A crise diplomática começou em 2019, com a manifestação de Macron pelo Twitter, quando ele convocou os países do G7 a discutirem as queimadas na Amazônia no encontro que ocorreu no fim de semana. “Nossa casa está queimando. Literalmente. A Floresta Amazônica – os pulmões que produzem 20% do oxigênio do nosso planeta – está em chamas. É uma crise internacional”, escreveu o francês.

Pouco depois, Bolsonaro foi à mesma rede dizer que o presidente da França usava tom sensacionalista e estava querendo instrumentalizar uma questão interna do Brasil. O presidente brasileiro afirmou ainda que Macron usou uma foto falsa e tinha uma mentalidade “colonialista” ao querer incluir o tema no debate do G7.

No mesmo dia, o filho de Bolsonaro, o deputado federal Eduardo Bolsonaro, publicou vídeo dizendo que Macrón era um “idiota”.

Pouco tempo depois, foi a vez ex-ministro da Educação, Abracham Weintraub se referir ao presidente da nação francesa como “cretino” em postagem também no Twitter.

Em meio a essa discussão virtual, Emmanuel Macrón acusou Bolsonaro de mentir sobre os compromissos ambientais e disse se opor ao acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia.

Em seguida, Bolsonaro virou notícia internacional mais uma vez ao reforçar uma piada feita em rede social com Brigitte, a mulher de Macron. Um seguidor do presidente Bolsonaro postou a foto de Brigitte e de Michelle (primeira-dama brasileira), dizendo que Macron o estaria perseguindo por inveja. O presidente do Brasil respondeu: “Não humilha cara. Kkkkk”. A comparação se referia às idades das duas esposas e dava a entender que Bolsonaro teria vantagem porque a sua era mais jovem.

O tom indelicado com que Bolsonaro se referiu à primeira dama francesa chegou ao conhecimento de Macron, que nesta segunda-que considerou o brasileiro “extremamente desrespeitoso” e disse lamentar pelos brasileiros.

Por fim, Bolsonaro, novamente acusou Macron de fazer “ataques descabidos e gratuitos à Amazônia. Segundo, ele, o país não pode aceitar isso “nem que (Macron) disfarce suas intenções atrás da ideia de uma “aliança” dos países do G-7 para “salvara Amazônia, como se fôssemos uma colônia ou uma terra de ninguém”.

Advertisement

5 COMENTÁRIOS

  1. “(…) o órgão irá convidar jonalistas do país europeu para conhecerem o Rio e acompanharem o Carnaval.”
    Ahhhh, assim é fácil fazer os outros felizes… iremos pagar tudo, todos os caprichos dos outros!? Assim, até eu. Será que é por isso que o Gov. Bolsonaro tinha “atritos”? Por não desperdiçava os recursos do povo?

  2. Hahahahahahah, se o cara não dá mole aos COLONIZADORES, sim, querem tomar nossa Amazônia, ele não presta! Tem que dar mole pra ninguém mesmo, agora o atual Desgoverno já esta baixando a cabeça e mostrando o bumbum… Vergonha !!!

    • Parabéns!
      Quem é o Presidente da Embratur? Um cara que entende tanto de Turismo quanto eu de Biologia espacial. É mais um que vai fazer politicagem em vez de tomar iniciativas que incrementem o turismo no Brasil.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui