Empreendedorismo feminino impulsiona o mercado no Rio de Janeiro

Fabiana Cassani, empresária no ramo de joias, comenta como mulheres empreendedoras no estado se destacam e promovem mudanças no setor econômico

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Agência Brasil

O mercado empreendedor feminino no Rio de Janeiro tem ganhado destaque nos últimos anos, com um número crescente de mulheres abrindo seus próprios negócios e contribuindo para o desenvolvimento econômico da região. Esse movimento tem impulsionado não apenas a economia local, mas também promovido uma mudança significativa nos papéis de gênero e nas oportunidades profissionais. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Sebrae, com base na Pesquisa Nacional de Domicílios Contínua (PNADC), do IBGE, o 3º trimestre de 2022 aponta que o Rio de Janeiro e o Ceará são os estados com a maior proporção de empreendedoras no país.

A empresária no ramo de joias Fabiana Cassani, comenta que essa tendência reflete o crescimento do empoderamento feminino e a busca por autonomia financeira e que o cenário reflete a determinação das mulheres em conquistar espaços e romper barreiras.

“O mercado empreendedor feminino no Rio de Janeiro tem se fortalecido graças ao apoio de iniciativas que promovem capacitação e mentoria exclusiva para mulheres empreendedoras. Essas oportunidades têm sido fundamentais para que elas possam se desenvolver e superar os desafios do mundo dos negócios”, explica.

O Estado do Rio conta com mais de 941 mil empreendedoras, o que corresponde a 9,1% do país. Segundo a empresária, essas empresas lideradas por mulheres têm ganhado reconhecimento nacional e internacional e esses dados só são possiveis devido a criatividade inovação e qualidade nos produtos e serviços oferecidos, como tecnologia, moda, alimentação, artesanato entre muitos outros.

Advertisement

“Participar de redes de mulheres empreendedoras tem sido fundamental para o meu crescimento profissional. A troca de conhecimentos e o suporte mútuo nos momentos de desafio são essenciais para superar obstáculos e seguir em frente”, comenta.

Para Fabiana, a força do mercado empreendedor feminino no Rio de Janeiro também está em transformação em relação a dinâmica dos negócios tradicionais e com a crescente presença das empreendedoras e o apoio de iniciativas que promovem a capacitação e o desenvolvimento de habilidades empresariais, o mercado empreendedor feminino estado promete continuar a atrair investimentos e gerar impacto positivo no cenário econômico e social do estado.

“O futuro se mostra promissor, com mais mulheres em posições de liderança e com suas perspectivas únicas para o mundo dos negócios”, afirma.

“As mulheres estão em busca de redefinir o conceito de sucesso profissional, trazer novas perspectivas e inovar nos negócios. Esse movimento contribui para a construção de uma sociedade mais igualitária e para a criação de um ambiente empreendedor mais diversos e inclusivo”, conclui.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Empreendedorismo feminino impulsiona o mercado no Rio de Janeiro
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui