Empreendedorismo – Quando é hora de recomeçar?

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Sleep + Restart + Shut Down por Acid Pix

Muitas empresas fecham as portas porque não souberam parar para refletir e analisar suas conquistas, seus crescimentos e seus resultados. A cada seis meses eu “paro” o que estou fazendo e por mais ou menos uma semana sento para, friamente, analisar como estou indo.

É importante ter esses momentos de reflexão e análise para saber se você está indo pelo caminho certo, se saiu do que você planejou inicialmente ou se é necessário recomeçar. E essa decisão não pode ser tomada no calor do momento, quando está passando por algum problema ou necessidade. A reflexão tem que ser objetiva, tem que ser levado em conta o que você construiu, seus objetivos e quanto falta para chegar lá.

Em empreendedorismo tem uma história da semente que é regada para virar uma muda e que se você parar de regar antes do momento de desabrochar, ela morre. Ou seja, se você desistir antes do tempo de maturação da empresa/ideia/iniciativa, vai tudo por água abaixo. Todo esforço terá sido em vão, já que, qualquer empresário bem-sucedido pode te atestar isso, nada é de uma hora pra outra.

Em quatro anos de empresa eu passei por dois momentos de recomeço: eu comecei focado em ser um promoter, em produzir eventos como inaugurações, lançamentos e coisas do tipo, e ao ver que estava perdendo terreno para outras pessoas por inúmeros motivos, resolvi ir para o lado dos eventos sociais como casamentos e comecei a estudar e me especializar para me tornar um cerimonialista. Isso também não deu tão certo quanto eu esperava, percebi que por algumas questões não conseguia avançar, então cerca de um ano atrás, ao ter esse momento de reflexão, me dei conta que não estava explorando meus pontos fortes: sou muito bom em estratégias, em monetizar projetos, em apresentar/vender iniciativas/ideias/projetos/produtos e serviços e a partir daí criar ações para que se tornem mais conhecidos. Então, transformei minha produtora de eventos em uma agência de relações públicas e com o sucesso de uma dezena de cases (empresas e profissionais que apostaram em mim nesse início/mudança) estou conseguindo novos clientes, muitos deles vindo até mim, sem eu nem ter que prospectar.

O propósito desse texto é fazer vocês não se desesperarem quando as coisas não estiverem falhando, mas sim estimular a cultura da análise e reflexão recorrente para vocês sempre prestarem atenção nos seus pontos fortes e no que realmente vocês podem acrescentar ao mundo com o trabalho das suas empresas. Quando você entende pra que veio e se compromete a entregar o seu melhor, é mais fácil ter sucesso.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Empreendedorismo - Quando é hora de recomeçar?

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui