Empreendedorismo Sustentável: o sucesso do ReUso Criativo na Rocinha

Inspirado no conceito de "Upcycle", que propõe a reutilização criativa de materiais, o Reuso Criativo tem como objetivo principal não apenas educar, mas também fornecer aos interessados uma nova oportunidade de renda

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
ReUso Criativo - Foto Divulgação

A quinta edição do ReUso Criativo, evento que visa unir sustentabilidade e capacitação profissional, oferecendo uma proposta inovadora para a comunidade da Rocinha, no Rio de Janeiro, tem início marcado para o dia 14 de maio, na Biblioteca Parque da Rocinha C4.

As inscrições para participar da nova edição já estão abertas. O projeto, idealizado pelas agências ZABEO/Trinity em parceria com o Instituto Consuelo, destaca-se por oferecer palestras e oficinas práticas voltadas para a sustentabilidade. Os participantes aprendem a reutilizar lonas descartadas, usualmente utilizadas em eventos e compostas por materiais como polietileno, PVC, algodão e plásticos similares, para criar artigos de moda, como ecobags, shoulder bags, nécessaires, entre outros.

Inspirado no conceito de “Upcycle”, que propõe a reutilização criativa de materiais, o Reuso Criativo tem como objetivo principal não apenas educar, mas também fornecer aos interessados uma nova oportunidade de renda, promovendo o empreendedorismo sustentável e incentivando a consciência ambiental.

O projeto, que teve início durante a pandemia de COVID-19, disponibilizou, em sua primeira edição, uma websérie educativa no YouTube como forma de apoio a pessoas que buscavam se reinventar profissionalmente. Desde então, vem proporcionando aos participantes uma compreensão abrangente do ciclo de vida das lonas, desde sua fabricação até a produção e comercialização de produtos finais.

Advertisement

As oficinas, direcionadas a homens e mulheres a partir dos 16 anos, acontecem três vezes por semana na Biblioteca Parque da Rocinha C4. Divididas em módulos avançado e para iniciantes, as aulas abordam temas como upcycling, desenvolvimento sustentável, economia circular, moda e design, além de oferecerem noções de empreendedorismo e matemática financeira.

Os alunos dos módulos presenciais, após a conclusão do curso, têm a oportunidade de produzir e comercializar suas próprias criações na comunidade, estimulando assim o comércio local. Rosa, moradora da comunidade e professora de costura do projeto, compartilhou como o Reuso Criativo impactou positivamente sua vida, combinando suas paixões pela costura e pelo ensino: “Me apaixonei pela costura aos 13 anos, vendo minha mãe costurar em casa, mas só comecei mesmo aos 16. Sou professora de português, então, quando a oportunidade de dar aulas como professora no Reuso surgiu, pude juntar minhas duas paixões: lecionar e costurar. O projeto Reuso Criativo impactou minha vida apenas de formas positivas e hoje em dia tenho até meu próprio curso de corte e costura.”

Com a gestão da Biblioteca Parque da Rocinha C4, o ReUso Criativo ganha ainda mais relevância como um projeto de capacitação profissional e empreendedorismo na comunidade. Aloisio de Jesus, gestor da biblioteca, destaca a transformação que essas iniciativas causam no local, convertendo o espaço em um polo de empreendedorismo criativo: “Quando cheguei na biblioteca pela primeira vez pude ter contato com as necessidades da comunidade e percebi como muitas delas não eram atendidas. Tendo em mãos um espaço com tanto potencial, fui procurar formas de atender essas demandas e hoje em dia posso dizer com orgulho que temos diversos tipos de atividades para todos os gostos e idades. A biblioteca era um local muito voltado para as atividades literárias e etc… E hoje em dia é um polo de empreendedorismo criativo”.

A iniciativa, apoiada pela Biblioteca Parque da Rocinha C4, reforça seu compromisso com a responsabilidade social e ambiental. Adriana Zabeo, sócia-diretora das agências Zabeo e Trinity, enfatiza a importância do projeto como uma forma de promover a sustentabilidade e o empoderamento comunitário: “A responsabilidade social é o fio que nos une nessa jornada. Ela tece laços profundos e autênticos entre pessoas e comunidades. O upcycling de lonas é mais do que uma visão, é um compromisso. É um apelo para que todos nós repensemos nossa relação com esses materiais e abracemos a oportunidade de transformar vidas, empoderar comunidades e construir um futuro mais luminoso. Este é o nosso compromisso global, uma promessa de um mundo mais sustentável e socialmente responsável.”

O evento terá sua abertura oficial no dia 10 de maio, com a cerimônia de entrega dos certificados dos formandos da quarta edição e a palestra de lançamento da quinta edição, programada para ocorrer das 11h às 15h, na mesma biblioteca.

O projeto “Reuso Criativo” é patrocinado pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, pelas empresas Mazars, QV saúde, Mubadala, DNV, Infotec e Personare, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS.

Serviço: 

Projeto Reuso Criativo – Oficinas de reutilização de lonas

Dias e horários das aulas:

Módulo avançado

Terças, 10h30hs às 13h00 (manhã) e 14h30 às 17h00 (tarde)

Módulo para iniciantes

Quintas, 14h30 às 17h00 (tarde)

Sextas, 10h30 às 13h00 (manhã)

Local: Biblioteca Parque da Rocinha C4 

Endereço: Estrada da Gávea, 454 – Rocinha, Rio de Janeiro – RJ, 22451-264

Informações: reusocriativo@agenciatrinity.com.br e através do site: reuso criativo

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Empreendedorismo Sustentável: o sucesso do ReUso Criativo na Rocinha
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Empreendedorismo Sustentável: o sucesso do ReUso Criativo na Rocinha
Renata Granchi
Renata Granchi é jornalista e publicitária com mestrado em psicologia. Passou pela TV Manchete, TV Globo, Record TV, TV Escola e Jornal do Brasil. Escreveu dois livros didáticos e atualmente é diretora do Diário do Rio. Em paralelo, presta consultoria em comunicação e marketing para empresas do trade.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui