Localizada na Rua Uruguaiana, número 94, no Centro da cidade do Rio, a Hashtag Treinamentos, através de um curso de Excel, vem ajudando muitas pessoas e empresas a se organizarem financeiramente. De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic): 77,7% dos entrevistados fecharam o mês de abril no vermelho. Este é o maior percentual da série histórica, que começou em 2010. Diante de tal cenário, surge o aumento da procura por formas de colocar as contas em dia. A ferramenta mais utilizada para isso é o Excel, programa que oferece mais de 300 recursos para elaborar planilhas e apresentações.
“É muito melhor fazer o controle no Excel do que no caderno, pois é possível fazer o cálculo em tempo real do que se gasta e o que recebe, além de fazer projeções futuras da sua vida financeira através do histórico arquivado”, explica João Paulo Martins, um dos fundadores da Hashtag Treinamentos, referência na América Latina em cursos profissionalizantes online e maior canal do youtube sobre Excel.
Com o armazenamento de dados e a possibilidade de fazer projeções, o programa ajuda na hora de tomar decisões como, por exemplo, fazer uma compra financiada ou à vista. “O Excel conta com ferramentas que ajudam a calcular os juros de maneira prática, simples e rápida”, afirma o criador da Hashtag.
Além de fazer cálculos e ajudar a organizar as informações, o programa guarda as informações e permite fazer comparativos mês a mês, algo essencial para quem deseja sair do atoleiro, visto que pode ter uma ideia se o controle de gastos está surtindo efeito ou não.
A dica é detalhar todos os custos: criar linhas ou colunas para cada item, como salário, trabalhos como freelancer, se for autônomo deve lançar tudo o que entra. Bem como deve-se detalhar o que sai, desde as despesas fixas, até o cafezinho.
“Há um modelo de planilha que sugerimos no qual são colocados todos os dias do mês. Nesse caso, é preciso adotar o hábito de anotar todas as suas informações financeiras. Se você saiu para tomar um café com uns amigos, ao final, adicione o custo disso na coluna intitulada ‘tipo de gasto’. Esse controle mais rigoroso é bastante válido. Afinal, ele gera mais dados e, consequentemente, te ajuda a entender melhor onde é possível economizar mais dinheiro”, destaca Martins. Ele recomenda ainda que a planilha fique salva no drive, de modo que seja possível acessá-la pelo celular e ir preenchendo conforme ocorrem as movimentações.