Estudantes do bairro do Caju, na Zona Portuária do Rio de Janeiro, serão beneficiados por uma iniciativa que irá promover educação em TI (Tecnologia da informação) para os jovens. A ação, desenvolvida pela empresa indiana ManageEngine, tem o objetivo de capacitar os alunos para seguirem carreira na área.
O programa de 15 semanas comtemplará cerca de 25 alunos do ensino médio, com idades entre 15 e 17 anos, que estudam no Colégio Jornalista Maurício Azêdo. Eles aprenderão tópicos fundamentais na indústria de TI, com foco em cibersegurança, análise de dados e tecnologias emergentes como IA.
A iniciativa faz parte do projeto de Interculturalidade Brasil-Índia, realizado em parceria com o Consulado da Índia no Rio de Janeiro, a Associação dos Amigos da Índia e a Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro.
“Esses alunos estão privados de boas oportunidades de carreira devido a desafios socioeconômicos. Com esta iniciativa, queremos incentivar o aprendizado entre eles e despertar o interesse por carreiras relacionadas à TI, que é um dos campos mais demandados e promissores no Brasil e no mundo,” disse Tonimar Dal Aba, gerente técnico da ManageEngine, acrescentando que a iniciativa também promoverá a troca de conhecimento cultural entre as duas comunidades.
“Esta parceria é de fundamental importância porque contribuirá efetivamente para tornar a escola mais atrativa para os alunos da rede estadual de educação do Rio de Janeiro, reduzindo a evasão escolar e melhorando a empregabilidade dos nossos jovens que estão inseridos em um mundo cada vez mais tecnológico. Com essa iniciativa, estaremos oferecendo novas perspectivas para o futuro, para que esses estudantes possam aprimorar suas habilidades e competências e, assim, incentivá-los a buscar diferentes carreiras na área de tecnologia,” disse Roberta Barreto, secretária de educação do Estado do Rio de Janeiro.
Ensinando os fundamentos de TI aos alunos do ensino médio
Como parte das aulas, que serão integradas ao currículo tradicional da escola, os alunos aprenderão os conceitos básicos de TI com especialistas da ManageEngine. “A ideia é que os alunos explorem os diferentes aspectos deste campo e também pensem sobre sua própria abordagem ao mercado de trabalho que estão prestes a ingressar, focando em networking, definição de metas, redação de currículos e preparação para entrevistas, além de habilidades interpessoais como comunicação, trabalho em equipe e resolução de problemas,” disse Tonimar.
Desenvolver as habilidades práticas dos alunos estará no centro desta iniciativa, que inclui módulos sobre redes, segurança da informação, ferramentas de gerenciamento de TI, análise de dados e sistemas de visualização. A iniciativa termina com um projeto em grupo, quando os alunos receberão feedback e um certificado de conclusão de curso da ManageEngine.
“Acreditamos que a formação técnica agregará muito conhecimento e perspectivas futuras para nossos alunos, bem como para o currículo da nossa escola,” disse Monica Tadeu, diretora do colégio. “Toda a equipe está muito feliz e honrada com o interesse demonstrado pela ManageEngine, e estamos ansiosos para inspirar nossos alunos e aprimorar suas habilidades para que possam ver as infinitas possibilidades em carreiras tecnológicas.”
Projeto visa contribuir para o desenvolvimento do mercado brasileiro de TI
A iniciativa Learn IT with ME também aborda um problema bem conhecido no setor: a escassez de talentos que afeta todos os mercados globais de TI. Segundo um estudo do Google for Startups e da Associação Brasileira de Startups (Abstartups), o Brasil terá um déficit de 530.000 profissionais de tecnologia até 2025.
Por meio de investimentos na formação de futuros profissionais, a iniciativa fornecerá recursos de conhecimento e promoverá o setor como uma opção de carreira para os estudantes do Rio de Janeiro. “A ManageEngine visa contribuir para o desenvolvimento futuro do mercado brasileiro e, talvez, criar novos talentos para uma indústria que definitivamente precisa deles”, acrescentou Tonimar.