Após a mudança no sistema de bilhetagem no estado fluminense, a Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), anunciou novas etapas do sistema digital Jaé para os modais de transporte municipais. A partir de 1º de fevereiro de 2025, o sistema de bilhetagem será o único aceito nos transportes municipais do Rio de Janeiro, incluindo ônibus, BRTs, VLTs, vans e kombis. Para garantir que seus colaboradores utilizem o transporte público sem interrupções, as empresas cariocas devem realizar o cadastro de vale-transporte o quanto antes.
“Recomendamos que as empresas comecem a adquirir o Jaé a partir de 1º de novembro de 2024, evitando deixar para o último momento e garantindo uma transição tranquila. O processo é totalmente online, rápido e gratuito e pode ser feito pelo site do Jaé Empresas”, afirma o CEO do Jaé, Zeca Vianna.
Diferentemente do Riocard, os funcionários poderão utilizar o vale-transporte de forma imediata, sem a necessidade de aguardar pelo cartão físico. Para isso, basta criar uma conta no aplicativo Jaé e gerar um QR Code para o pagamento das passagens.
No novo sistema, não é necessário desvincular o empregador anterior ou validar recargas manualmente. Assim que a empresa disponibiliza os créditos, os funcionários podem utilizá-los imediatamente.
Além disso, o Jaé permite a unificação dos créditos de vale-transporte de diferentes empregadores em um único cadastro ou cartão. O aplicativo fornece acesso ao saldo e ao histórico de uso. “No vale-transporte Jaé, unimos praticidade e eficiência. O benefício pode ser usado diretamente pelo aplicativo, com total transparência, permitindo que os colaboradores acompanhem suas cargas em tempo real”, completa Zeca Vianna.
Os usuários que fazem integração por meio do Bilhete Único Intermunicipal não perderão o direito ao benefício, mas precisarão ter os dois cartões a partir de 1º de fevereiro. Para realizar a integração, será necessário usar o Riocard no ônibus intermunicipal e o Jaé no ônibus do município do Rio.
Importante observar que para o Bilhete Único Intermunicipal ser aceito, será necessário ao usuário ir a uma loja da Jaé para comprovar o direito ao benefício.
O cadastro para garantir o uso do transporte público pode ser feito no site Jaé Empresas. Novas funcionalidades para os cartões Jaé estão previstas para serem lançadas em breve.
Como eu uso jae
Que nome horrível, não tem como imaginar uma senhora usando um vale transporte com um nome tão vulgar e ridículo como este.