Empresas fabricantes de alimentos para animais terão que prestar esclarecimentos ao Procon Carioca

Procon convocou cinco empresas para apresentarem esclarecimentos sobre alimentos que podem ter levado à morte vários cachorros

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem Apenas Ilustrativa | Imagem de Freepik

O Procon Carioca, instituto vinculado à Secretaria Municipal de Cidadania, da Prefeitura do Rio, convocou cinco empresas que comercializam petiscos caninos para apresentarem esclarecimentos sobre alimentos que podem ter levado à morte vários cachorros. São elas: Bassar Indústria e Comércio, FVO Brasília Indústria e Comércio de Alimentos, Peppy Pet Indústria e Comércio de Alimentos para Animais, Petitos Ind e Com de Alimentos para Animais e Upper Dog Comercial.

Há algumas semanas, o Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) detectou uma substância considerada extremamente tóxica em lotes de produtos para alimentação animal. Cerca de 40 cachorros morreram após a ingestão de petiscos com suspeita de contaminação.

Nas últimas semanas, a partir de reportagens veiculadas na imprensa, os agentes do Procon Carioca tomaram conhecimento da utilização de um insumo contaminado, o monoetilenoglicol, na cadeia de produção de petiscos para consumo animal fornecidos pela empresa Tecno Clean Industrial Ltda, que também foi notificada pelo Instituto. A partir de investigação e análise da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), foi informado que o insumo comercializado pela fornecedora é o propileno glycol USP e que este não causa prejuízo à saúde. No entanto, segundo notícias divulgadas, foi verificado que dois lotes estavam contaminados com monoetilenoglicol e, ainda, a substância foi usada na produção de petiscos para animais, o que teria levado animais a óbito em diferentes estados do país.

O ministério determinou o recolhimento de lotes de alguns produtos da fornecedora notificada, uma vez que foi comprovado o potencial risco à saúde dos animais.

Advertisement

Com base no Código de Defesa do Consumidor, que garante como direitos básicos dos consumidores a proteção à vida, à saúde e à segurança, e ainda, veda a comercialização e fornecimento de produtos impróprios para o consumo, o Procon Carioca notificou as empresas para que apresentem defesa prévia esclarecendo comprovadamente: como a substância contaminada é utilizada na fabricação dos produtos; por qual motivo a Anvisa proíbe a utilização do monoetilenoglicol na fabricação dos produtos; quais são os lotes dos produtos comercializados com a substância contaminada; quantos produtos contaminados foram comercializados e para quais empresas foram vendidos os lotes.

Outras questões também devem ser esclarecidas: como as empresas comercializam seus produtos na Cidade do Rio de Janeiro; quantos consumidores que residem na cidade são atendidos regularmente pela fornecedora; se a fornecedora realiza venda direta de seus produtos aos consumidores; quais marcas são utilizadas para tal finalidade e quantos produtos foram vendidos diretamente aos consumidores; se foi tomada alguma medida para evitar maiores prejuízos à saúde dos consumidores; se houve um plano de contingência e quantos consumidores registraram reclamações nos canais de atendimento da fornecedora solicitando a devolução de produtos que constam na listagem de proibidos pela Anvisa.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Empresas fabricantes de alimentos para animais terão que prestar esclarecimentos ao Procon Carioca
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui