Encantos de Penedo: Um roteiro de viagem pelos destinos imperdíveis

Neste guia, apresentamos uma seleção de lugares imperdíveis para explorar durante sua visita a Penedo.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Penedo

Uma cidade com cheiro de natureza e tranquilidade de cidade do interior: assim é Penedo, um município de Itatiaia de clima fresco a frio, e a principal colônia finlandesa no Brasil, por isso ficou conhecido como “Pequena Finlândia”. E é tão perto do Rio, cerca de 3 horas de carro ou 4 horas de ônibus, que dá pra ir apenas para passar o fim de semana e ainda aproveitar muito o que fazer. Aqui vão algumas sugestões imperdíveis por lá:

Shopping Pequena Finlândia

Parece estranho começar uma lista de visitas obrigatórias justamente por um shopping. Mas é o local mais charmoso da cidade, e ponto central da área turística. Aonde você pode ir primeiro e de lá planejar todos os passeios que quer fazer. E não é bem um shopping, é mais uma galeria de lojas que vendem lembrancinhas, artigos personalizados da cidade, artesanato e lojas de café, chocolates, restaurantes. As lojinhas tem fachadas que remetem a arquitetura finlandesa.

Cachoeiras

Penedo 2 Encantos de Penedo: Um roteiro de viagem pelos destinos imperdíveis

Os banhos de águas geladas e cristalinas são as atrações naturais mais procuradas pelos turistas. E opções não faltam, tem a Cachoeira de Deus, o Poço das Esmeraldas, as Três Cachoeiras, a Três Bacias, e um pouco mais afastado a Poço do Céu (foto).

Lojas de Chocolate

Penedo 3 Encantos de Penedo: Um roteiro de viagem pelos destinos imperdíveis

O chocolate de Penedo é tão bom que são várias lojas especializadas no doce, e você pode até visitar as fábricas e observar a produção. Saia da dieta e experimente os bombons de diversos sabores, tome um chocolate quente, saboreie os fondues, as tortas e até as panquecas.

Advertisement

Trutário

A comida mais tradicional da região são os pratos à base de trutas fresquinhas, criadas nos rios e lagos da própria região. E quase todos os restaurantes, mesmo que seja uma churrascaria ou uma casa de massas, terá um prato com truta para servir a quem quiser.

Passeio de Maria Fumaça

Embarque em uma viagem nostálgica com o passeio de Maria Fumaça. O trajeto, com paisagens pitorescas, proporciona uma experiência única, com direito a música ao vivo e interações culturais.

Como ir do Rio de Janeiro para Penedo?

Existem diferentes opções para viajar do Rio de Janeiro para Penedo, dependendo das preferências e conveniências individuais. Abaixo estão algumas opções comuns:

  1. Carro Particular: Penedo está localizada a aproximadamente 170 km do Rio de Janeiro, e a viagem de carro pode levar cerca de 3 horas, dependendo das condições do trânsito. Você pode seguir pela Rodovia Presidente Dutra (BR-116) até a Rodovia Saturnino Braga (BR-393), que leva diretamente a Penedo.
  2. Ônibus: Empresas de ônibus oferecem serviços diários que conectam o Rio de Janeiro a Penedo. A viagem de ônibus costuma levar em torno de 4 a 5 horas, dependendo da rota e das paradas ao longo do caminho. Verifique os horários e itinerários junto às empresas de ônibus que atendem a região.
  3. Transfer ou Transporte Privado: Algumas empresas oferecem serviços de transfer do Rio de Janeiro para Penedo. Essa opção pode ser conveniente para quem prefere evitar a preocupação com a direção e deseja um transporte mais personalizado.
  4. Passeios Turísticos Organizados: Algumas agências de turismo oferecem pacotes que incluem transporte do Rio de Janeiro para Penedo, além de passeios e atividades na região. Essa opção pode ser interessante para quem busca uma experiência mais organizada.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Encantos de Penedo: Um roteiro de viagem pelos destinos imperdíveis
Renata Granchi
Renata Granchi é jornalista e publicitária com mestrado em psicologia. Passou pela TV Manchete, TV Globo, Record TV, TV Escola e Jornal do Brasil. Escreveu dois livros didáticos e atualmente é diretora do Diário do Rio. Em paralelo, presta consultoria em comunicação e marketing para empresas do trade.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui