Encontro na Firjan reúne governos e empresas para debater sustentabiidade nas cidades

Evento em parceria com o Instituto Onda Azul busca soluções sustentáveis para as cidades diante das mudanças climáticas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução Record TV

“O futuro da água e da energia nas cidades sustentáveis” será o tema da 8ª edição da Conferência Cidades Verdes, nesta terça (17/10) e quarta feiras (18/10) no Rio de Janeiro. O encontro é realizado pelo Instituto Onda Azul, organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua na gestão de projetos socioambientais, em parceria com a Firjan.

O evento, que acontece desde 2011, espera atrair cerca de 300 pessoas para acompanharem oito painéis no Centro de Convenções da Firjan, Centro do Rio de Janeiro. As apresentações de especialistas e representantes de empresas e de governos começam às 8h30 e vão até 17h30. Haverá transmissão ao vivo pelas mídias sociais do Instituto Onda Azul e seus parceiros.

A 8ª Conferência Cidades Verdes pretende alinhar os eixos do desenvolvimento sustentável nas metrópoles às práticas ESG, envolvendo poder público, iniciativa privada, academia, mídia, parlamento e sociedade civil. De olho no impacto das mudanças climáticas nas cidades e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 6 e 7, especialistas renomados irão debater os objetivos, as metas, os desafios e as oportunidades da Agenda 2030, o plano de ação assinado pelos 193 países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU) em prol de um mundo melhor.

A conferência Cidades Verdes pretende ser um catalisador de transformações. A cada edição, o evento é um espaço onde especialistas e representantes importantes do setor convergem, debatem e planejam as cidades do amanhã. Com isso, a expectativa é que as ideias se transformem em ações para que, juntos, sejamos capazes de construir um futuro mais verde e sustentável”, pontua André Esteves, diretor-executivo do Instituto Onda Azul.

Advertisement

No primeiro dia, a discussão irá se concentrar no tema “O Futuro da Água”. Os painéis irão abordar a universalização do acesso à água, gestão integrada de recursos hídricos e os impactos das mudanças climáticas no uso desse recurso vital. No dia seguinte, a pauta será “Energia e Mobilidade”, com destaque para a revolução do hidrogênio verde e as mudanças nos transportes públicos para reduzir emissões de carbono.

O vice-governador Thiago Pampolha estará na mesa de abertura do evento. Entre os palestrantes estão Jorge Peron, especialista em Meio Ambiente da Firjan; Larissa Costa, assessora especial de Cidades Resilientes na Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas); Luciano Paez, secretário municipal do Clima de Niterói; e Aguinaldo Ballon, presidente da Cedae.

Confira a programação completa aqui. As oito mesas serão mediadas por jornalistas com experiência no tema da sustentabilidade.

Serviço:
Centro de Convenções da Firjan
Avenida Graça Aranha 1 – Centro – Rio de Janeiro
Dias: 17 e 18 de outubro
Hora: 8h30 às 17h30

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Encontro na Firjan reúne governos e empresas para debater sustentabiidade nas cidades
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui