RJ teve quase 24 mil raios em 6 dias; confira regiões mais atingidas

Campos dos Goytacazes (6.189), Magé (4.948) e Macaé (4.264) foram as cidades que mais sofreram com a situação

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

A Enel Distribuição Rio contabilizou, desde a última sexta-feira (03/02), por meio do serviço contratado de Monitoramento Climático da Climatempo, 23.950 raios nuvem-solo (que atingem a terra) em toda a sua área de concessão. As cidades mais atingidas por descargas atmosféricas foram Campos dos Goytacazes (6.189), Magé (4.948) e Macaé (4.264). Em seguida, aparecem as regiões Serrana (3.860), dos Lagos (1.916) e Sul Fluminense (1.349), além dos municípios de São Gonçalo (772) e Niterói (652). 

Nos últimos dias, a área de concessão da Enel Rio tem sido fortemente atingida pelos sucessivos eventos climáticos, com tempestades de verão e ventos superiores a 80 km/h, que provocaram quebras de árvores e o lançamento de objetos sobre a rede de distribuição de energia. As localidades mais afetadas neste momento são Macaé, Niterói, Campos, Lagos, São Gonçalo e Serrana. 

A distribuidora informa que as ocorrências dos últimos dias ocasionaram diversos danos na rede elétrica, sendo 1.167 ocorrências decorrentes de árvores tombadas e galhos e 662 por descargas atmosféricas até o momento. A queda das árvores também ocasionou danos em 108 postes da rede elétrica da companhia.

Cuidados dentro de casa durante a tempestade 
· Evitar o uso do celular, secador de cabelo, ferro elétrico e outros aparelhos conectados à tomada; 
· Evitar uso de chuveiro ou torneira elétrica; 
· Evitar consertos de instalações elétricas; 
· Se possível, permanecer dentro de casa ou local abrigado enquanto a tempestade durar. 

Advertisement

Cuidados fora de casa durante a tempestade 
· Evitar contato com objetos metálicos, como cercas de arame, tubos metálicos e principalmente linhas telefônicas ou elétricas; 
· Evitar estar em locais como campos abertos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes e locais elevados.  

A última terça-feira (07/02) foi de fortes chuvas na cidade do Rio de Janeiro. Em apenas quatro horas, choveu 70% do esperado para todo o mês de fevereiro na cidade. A região mais afetada foi a Zona Norte, com um volume que ultrapassou o previsto para este mês.

Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) registrou uma média de 130 mm de chuva na capital fluminense na tarde de terça; só em Vicente de Carvalho, a precipitação foi de 140 mm.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp RJ teve quase 24 mil raios em 6 dias; confira regiões mais atingidas
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui