Enem: Como potencializar seu cérebro para manter foco nos estudos e se sair bem nas provas

Colunista Rosane Ventura ensina exercício de respiração para melhorar a concentração e reduzir a ansiedade para as provas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

As provas do Enem se aproximam. Para muitos jovens, esta é uma época que gera ansiedade e desequilíbrio emocional. Em levantamento da UNICEF em maio de 2022, foi identificado que 38% dos jovens brasileiros entre 15 e 19 anos se sentem ansiosos. O que parece extremamente natural quando se trata da projeção de futuro. Uma pressão emocional para se decidir qual o caminho tomar, dificuldade de estabelecer uma identidade própria, sobrecarga de atividades escolares, expectativas dos pais e ou familiares. O que pode afetar diretamente a qualidade do sono, alimentação, atenção e concentração nos estudos, interferido diretamente nos resultados das provas. Trazendo até mesmo lapsos de memórias durante as avaliações.

Técnicas de relaxamento, meditação, mindfulness e exercícios de respiração conscientes são comprovadamente eficazes quando o tema é equalizar as emoções e pensamentos que invadem as mentes jovens nessa fase da vida.

No final deste texto, você irá assistir um vídeo onde ensino técnicas que irão te ajudar a absorver mais conteúdo, manter o foco e reduzir o stress; mas, antes, vou te dar uma dica de ouro: a respiração é sua melhor amiga e através dela você sai da ansiedade. Como? Ninguém respira no passado, muito menos no futuro. Logo, a respiração é o mecanismo natural que te traz para o momento presente. Trazendo a consciência para ela, você já retorna ao aqui e agora.

Exercício de respiração para melhorar a concentração e reduzir a ansiedade

Advertisement

Dica de ouro: inspire pelas narinas profundamente contando os segundos e exale vagarosamente em um tempo maior que a inalação. Dessa forma, além de reduzir a ansiedade, ampliar a concentração na atividade que for fazer a seguir do exercício, fará liberação de hormônios de bem estar e reduzirá o cortisol e a adrenalina que são liberados nos momentos de tensão, e que adoecem nosso corpo.

Assista ao vídeo abaixo. Eu serei a sua guia nesse exercício de menos de 10 minutos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Enem: Como potencializar seu cérebro para manter foco nos estudos e se sair bem nas provas
Avatar photo
Rosane Ventura, especialista em saúde mental, Yoga e Mindfulness, é comprometida em promover bem-estar emocional. Referência em terapias holísticas e práticas ancestrais, fornece orientações para enfrentar desafios do dia a dia e lidera retiros espirituais focados em autoconhecimento.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui