Entenda os efeitos da dieta restritiva no corpo

Especialista em nutrologia, o Dr. Ronan Araújo, explica os efeitos da dieta no corpo, na mente, e a forma correta para emagrecer com saúde

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Site Laura Só

Na insatisfação com as medidas corporais, muitas pessoas se rendem a uma alimentação restritiva, mas sem consultar profissionais da área da nutrição. Essa atitude, além de não entregar bons resultados, oferece sérios riscos à saúde. Para quem está em busca de perder peso, o método da restrição alimentar pode ser uma armadilha.

De acordo com o médico especialista em nutrologia Ronan Araújo, essas dietas removem de forma abrupta todos os carboidratos e proteínas da rotina alimentar. Porém, quando alguém para de consumir alimentos necessários para garantir que o corpo tenha energia suficiente para o dia, o organismo começa usar as reservas e deixa de lado os processos secundários, como direcionar nutrientes para unhas, pele, cabelo, e até mesmo interfere no nosso humor.

Ronan explica que nosso cérebro tem mecanismos de sobrevivência, e eles são acionados pelas consequências da restrição alimentar. Com o isso, o corpo pode passar por altos níveis de estresse, existe o aumento anormal da fome, surgem pensamentos obsessivos por comida e até mesmo crises de ansiedade.

“Essas dietas funcionam em ciclo. Primeiro, a pessoa fica insatisfeita com o próprio corpo e, por conta própria, decide evitar alguns alimentos. Essa restrição causa ansiedade, que provoca a compulsão alimentar, quando são consumidas grandes quantidades de comida em pouco tempo. Em seguida, vem a culpa pelo episódio compulsivo e é iniciado novamente o ciclo da insatisfação com o peso. Isso pode ser resolvido, mas com a ajuda de um profissional”, explicou.

Advertisement
WhatsApp Image 2022 11 10 at 15.38.15 Entenda os efeitos da dieta restritiva no corpo
Dr. Ronan Araújo

A longo prazo, o corpo não irá permitir essas dietas, o que pode causar desequilíbrio entre a parte física e mental. Para que haja um emagrecimento saudável, é necessário criar uma rotina de bons hábitos alimentares, aliados aos exercícios físicos e devidamente recomendados por um profissional.

“A compulsão funciona como uma forma de compensar o estresse causado pela dieta restritiva autoimposta. Vale lembrar que ela está diretamente ligada à ansiedade, e uma pessoa ansiosa tende a comer mais, em menor tempo”, frisou.

Ele ressalta que cada pessoa tem seu processo de emagrecimento. É fundamental o acompanhamento médico e de um nutricionista, assim essa perda de peso acontecerá de forma saudável e sem extremos. Nenhum grupo alimentar pode ser tirado da alimentação sem orientação e de forma abrupta.

“O ideal para quem busca perder peso é iniciar a reeducação alimentar, mas sempre com orientação profissional. O nutrólogo vai explicar quais alimentos devem ser consumidos e a quantidade ideal de cada um. Assim, mesmo que às vezes o processo não seja tão rápido, é possível emagrecer com saúde e ainda evitar o efeito sanfona”, concluiu.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Entenda os efeitos da dieta restritiva no corpo
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui