Entenda por que é necessário vacinar-se contra a gripe todos os anos

Atualização constante protege as pessoas das formas graves da doença, que podem causar pneumonia e prejudicar seriamente a saúde

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A cada ano, milhões de pessoas ao redor do mundo sofrem com complicações graves da gripe, que podem resultar em pneumonia e comprometer significativamente a saúde pulmonar. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), entre 3 e 5 milhões de casos graves de gripe são registrados anualmente, destacando a importância vital da vacinação regular como principal medida preventiva.

A gripe, uma infecção respiratória causada pelo vírus da Influenza, é conhecida por sua capacidade de sofrer mutações sazonais. Isso significa que o vírus pode se apresentar com diferentes composições ao longo do tempo, aumentando o risco de complicações graves para aqueles que não estão adequadamente imunizados. Dra. Luisa Chebabo, infectologista dos laboratórios Sérgio Franco e Bronstein, enfatiza que as campanhas anuais de vacinação são essenciais para reforçar as defesas do corpo contra as mutações mais recentes do vírus: “A gripe é uma infecção respiratória provocada pelo vírus da Influenza, que tem uma grande facilidade de sofrer mutações sazonais. Isso quer dizer que, de tempos em tempos, ele se apresenta com uma nova composição e pode causar sintomas diferentes das gripes anteriores, aumentando as chances de a população desenvolver as versões graves da doença caso não esteja devidamente protegida”, explica.

A necessidade de receber a vacina da gripe todos os anos é especialmente crucial para grupos de alto risco, como crianças menores de 6 anos, idosos e indivíduos imunossuprimidos. A Influenza se divide em diferentes tipos, sendo os tipos A e B os mais comuns durante as estações gripais. Embora exista também o tipo C, e o tipo D, registrado apenas em animais, não há casos documentados em humanos.

Os sintomas típicos da gripe incluem febre abrupta, dores musculares e articulares, tosse seca, dor de garganta, coriza e mal-estar. Na maioria dos casos, os sinais duram entre uma e duas semanas e melhoram diante de repouso, mas nos casos em que a infecção evolui para sua forma grave, o paciente pode apresentar síndrome respiratória aguda grave (SRAG) e pneumonia, de modo que necessita de avaliação médica o quanto antes para iniciar o tratamento especializado.

Advertisement

Além da vacinação regular, medidas simples de higiene, como lavar as mãos regularmente, evitar compartilhar objetos pessoais e fortalecer o sistema imunológico por meio de uma dieta saudável e exercícios físicos, também são fundamentais na prevenção da gripe.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Entenda por que é necessário vacinar-se contra a gripe todos os anos
Renata Granchi
Renata Granchi é jornalista e publicitária com mestrado em psicologia. Passou pela TV Manchete, TV Globo, Record TV, TV Escola e Jornal do Brasil. Escreveu dois livros didáticos e atualmente é diretora do Diário do Rio. Em paralelo, presta consultoria em comunicação e marketing para empresas do trade.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui