A expansão do ramal Paula Mattos, parte do projeto de revitalização dos bondinhos de Santa Teresa, terá sua entrega adiada para dezembro por conta dos eventos do G20. As obras, atualmente concentradas na Rua do Oriente, farão a ligação do Posto de Saúde Ernani Agrícola até o Largo das Neves, beneficiando cerca de 10 mil pessoas na região.
A intervenção atende a uma antiga reivindicação da população, que aguarda a retomada dos ramais Paula Mattos e Silvestre há mais de dez anos. Parte do ramal Paula Mattos, ligando o Largo dos Guimarães ao Posto de Saúde, foi inaugurada há cerca de três meses. No entanto, o prazo de conclusão foi estendido devido à necessidade de interdição de vias no bairro durante o G20, segundo a Secretaria Estadual de Transporte e Mobilidade Urbana.
A secretaria informou que, apesar do adiamento, as obras de revitalização seguem em andamento no ramal Paula Mattos, com menos de 300 metros restantes para a instalação dos novos trilhos. Até o momento, mais de 1.400 metros da via permanente e da rede aérea foram renovados. A previsão é que as intervenções sejam finalizadas até dezembro.
Além da extensão do ramal, o Governo do Estado está trabalhando na revitalização do ramal Silvestre, que percorrerá toda a extensão da Rua Almirante Alexandrino até o encontro com o Bondinho do Cristo Redentor, próximo à subida do Cosme Velho. As obras, iniciadas em janeiro, têm um investimento de cerca de R$ 70 milhões.