Equipe do Rio é campeã da Copa do Mundo de Robótica na Alemanha

Voltada para estudantes entre 10 e 17 anos, a competição espera que os robôs produzidos apresentem inovação e criatividade

Vice-campeão do mundo na categoria DRC Explorer - Equipe Benfica Tigers, Escola Firjan SESI Benfica - Foto Lívia Falcão

A Copa do Mundo de Robótica Fira 2023,realizadana Alemanha, entre 17 e 21 de julho, contou com excelentes participações de alunos dos cursos de robótica de cinco Escolas Firjan SESI. A Space Bots, da Firjan SESI Volta Redonda, foi campeã mundial na categoria DRC Explorer Sub-19, e a Tigers, de Benfica, conquistou o segundo lugar na mesma categoria. A equipe Medal Hunters Fire, de Barra Mansa, ficou na terceira posição na categoria Missão Impossível Sub-19. Os vitoriosos estudantes brasileiros competiram com 20 equipes do mundo inteiro. “Foi uma das experiências mais surpreendentes que já vivi”, disse a campeã Samara Barbosa, da Escola Firjan SESI Volta Redonda. A competição é voltada para estudantes de 10 a 17 anos.

O coordenador de Educação Básica da Firjan SESI, Vinícius Mano, destacou a capacidade de adaptação dos alunos quanto às situações propostas pelas bancas avaliadoras. Para ele, a experiência dos alunos na Alemanha foi “profunda” e resultou em premiações merecidas.

“O torneio foi uma experiência bem profunda para os alunos em contato com estudantes de pelo menos oito países. Na categoria DRC Explorer, em que fomos campeões e vice, a pista simula um edifício que sofreu um terremoto e o robô tem de levar pacotes para as vítimas que estão presas nos escombros. Mas a pista em que os alunos competiram no Mundial é bem diferente da que disputaram no Brasil. Eles precisaram adaptar o robô aqui para vencer o desafio”, comemorou Vinícius Mano, acrescentando que a estada na Alemanha também teve um caráter pedagógico: “Foi uma experiência incrível para o grupo. Começamos a missão fazendo um tour histórico-cultural: visitamos o Memorial do Holocausto e o Muro de Berlim, entre outros lugares importantes da cidade. O lado histórico foi bem importante”, ressaltou Mano, acompanhou os 30 alunos no torneio. 

Os alunos brasileiros também conquistaram medalhas em     subcategorias. A equipe Laranja High Tech, da Escola Firjan SESI Laranjeiras, ficou com o 1º lugar na categoria Missão Impossível United Sub-19. A Medal Hunters Fire, de Barra Mansa, levou a segunda colocação na mesma categoria. Na subcategoria Missão Impossível Hardware Challenge Sub-19, a Equipe Medal Hunters Fire conquistou a medalha de prata e a Smart Lego, de Resende, a de bronze. Já a equipe Tigers, de Benfica, conquistou a medalha de prata  na subcategoria Cliff Hanger (Sumô), Mission Sub-19, a equipe Tigers, de Benfica, garantiu a prata.

Pelo regulamento da Fira, os alunos são obrigados a participar sozinhos das competições, sendo que os técnicos podem apenas treiná-los antes das competições. De acordo com Vinícius Mano, na categoria Missão Impossível há competições individuais e com alianças. Nesse caso, os estudantes se aliam a colegas de outros países para construir em conjunto robôs e estratégias.

Participaram da Fira Robo World Cup 40 equipes, com mais de 500 jovens de 12 países, entre eles Brasil, China, Indonésia, Malásia, México, Irã, Grécia, Uruguai, Turquia e Canadá. A edição 2024 da Copa do Mundo de Robótica Fira será realizada pela primeira vez no Brasil.

Premiações FIRA WORLD CUP 2023

Prêmios Oficiais:

Categoria DRC Explorer, resultado final geral

1º Lugar: Equipe Space Bots, Escola Firjan SESI Volta Redonda (Campeão do Mundo) 

2° Lugar: Equipe Benfica Tigers, Escola Firjan SESI Benfica (Vice-campeão do mundo) 

Categoria MISSION IMPOSSIBLE U-19, resultado final geral

3º Lugar: Equipe Medal Hunters Fire, Escola Firjan SESI Barra Mansa (3º melhor do mundo) 

Prêmios em Subcategorias: 

Categoria MISSION IMPOSSIBLE, Hardware Challenge U-19 

2º Lugar: Equipe Medal Hunters Fire, Escola Firjan SESI Barra Mansa 

3º Lugar: Equipe Smart Lego, Escola Firjan SESI Resende 

Categoria MISSION IMPOSSIBLE, United U-19 

1° Lugar: Equipe Laranja High Tech, Escola Firjan SESI Laranjeiras 

2° Lugar: Equipe Medal Hunters Fire, Escola Firjan SESI Barra Mansa 

Categoria CLIFF HANGER, Mission U-19 

2º Lugar: Equipe Benfica Tigers, Escola Firjan SESI Benfica 

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui