A página oficial da Casa Imperial do Brasil comunicou, na noite desta sexta-feira (09/07), que o Príncipe Dom Luiz de Orleans e Bragança, internado há quase um mês em São Paulo, teve o seu estado de saúde avaliado como ”irreversível” pela equipe médica que lhe dispensa cuidados por todo este tempo.
Segundo o comunicado, “Infelizmente, na opinião dos médicos, seu quadro é considerado irreversível. Com o conforto dos Sacramentos da Santa Igreja Católica e a Benção Apostólica, a vida do Príncipe caminha agora serena e cristãmente para o desenlace.”
Nascido em 6 de junho de 1938, em Mandelieu, balneário no sul da França, no Mas-Saint-Louis, o Príncipe Dom Luiz de Orleans e Bragança é o primogênito e herdeiro aparente do trono, caso algum dia a monarquia retorne. Por isso é o chefe da Casa Imperial. Dom Luiz foi intitulado Príncipe Imperial do Brasil ao nascer, segundo a tradição monárquica brasileira. Dom Luiz e seu ramo familiar não têm qualquer relação com a Companhia Imobiliária de Petrópolis, que arrecada laudêmios e foros na Cidade Imperial.
A Casa Imperial é uma instituição comum em toda antiga monarquia. Desde Rússia, até Itália, Portugal e França, as famílias reais se organizam em torno de casas reais e imperiais, de forma a manter acesa a ideia da volta das monarquias, a exemplo do que ocorreu, por exemplo, na Espanha.
Seu nascimento em solo estrangeiro se deu em decorrência do exílio imposto à Família Imperial Brasileira em razão do golpe militar que possibilitou a proclamação da República no Brasil, em 15 de novembro de 1889, tendo o Príncipe Imperial sido registrado pelo seu pai, no Consulado-Geral do Brasil em Paris.
O herdeiro de um hipotético futuro trono Brasileiro é bisneto da Princesa Isabel. Ocorrendo seu falecimento, o sucederá na chefia da Casa Imperial o seu irmão Dom Bertrand. Com 84 anos de idade, a linhagem do Príncipe Dom Luiz remonta a mais de mil anos, e inclui reis, rainhas, imperadores e imperatrizes, santos, cruzados e heróis de guerra. Personagens históricos que construíram, defenderam e consolidaram, ao logo do milênio, a Civilização Cristã do Ocidente.
Com informação da página Pró-Monarquia. Íntegra do comunicado, abaixo.
Deus conforte os familiares e receba em sua glória nosso amado Príncipe. Ave, Império!
Infelizmente, não somos eternos. Se for da vontade de Deus, que vossa majestade descanse em paz.
Pra sempre, Imperador e Defensor Perpétuo do Brasil.
Que Deus elimine e nossa senhora o cubra com seu manto.
Tenha um último dia. ??
Que notícia maravilhosa!! 🙂
Obs: não existe príncipe em república.
Melhor ainda se fosse vc. Menos um acéfalo no mundo.
Que Deus, nosso Senhor, com interseção de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, ilumine todos eles!????
Uma notícia muito triste…
Que Deus o receba e que o Espírito Santo console a família!
Que a mão de Deus acompanhe o derradeiro desenlace e o receba na mais profunda paz de Cristo!!