Erupção de vulcão nas Ilhas Canárias pode causar tsunami no Rio de Janeiro

Embora a maior 'preocupação' seja em relação ao Nordeste Brasileiro, toda a costa do país pode ser afetada; apesar de as chances disso acontecer serem bem baixas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
O vulcão. Foto: Europa Press/Getty Images

Depois de décadas adormecido, o vulcão Cumpre Vieja, nas Ilhas Canárias, próximo à costa do continente africano deu sinais de atividades sísmicas e isso poderia provocar tsunamis na costa do Brasil.

Embora a maior preocupação seja em relação ao Nordeste Brasileiro, toda a costa do país pode ser afetada, inclusive o Rio de Janeiro.

Contudo, apesar de todo alarde feito nas redes sociais, a chance de um tsunami afetar nosso país é baixa, apesar de existir, de fato. É o que explica o professor Francisco de Assis Dourado, do Centro de Pesquisas e Estudos sobre Desastres da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

“As probabilidades dentro desses parâmetros são muito pequenas”, afirmou o professor que explicou que as simulações que mostram a chegada de um tsunami no Brasil usam velocidades extremas, bem diferente do que pode acontecer dentro da normalidade.

O Rio de Janeiro tem um vulcão? O DIÁRIO DO RIO conversou com uma geóloga, que explicou que a estrutura geológica que existe em Nova Iguaçu nunca foi um vulcão, e sim uma câmara magmática.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Erupção de vulcão nas Ilhas Canárias pode causar tsunami no Rio de Janeiro

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui