Para aqueles que desejam trabalhar na área de turismo ou aprimorar seus conhecimentos, a Escola Carioca de Turismo está com inscrições abertas para cursos que visam formar e qualificar profissionais em diferentes segmentos do setor. As aulas são gratuitas, e os alunos recebem ajuda de custo para alimentação e transporte. É necessário ter mais de 18 anos e morar no município do Rio de Janeiro.
São 610 vagas em 11 cursos diferentes: Inglês Básico 1 e 2, Espanhol Aplicado aos Serviços de Turismo, Libras Básico 1 e 2, Turismo Cultural – Condutor de Visitantes, Ecoturismo, Informações Turísticas Locais, Recepção de Hotéis: Operação e Procedimentos, Camareira – Técnicas de Limpeza e Arrumação, Etiqueta, Protocolo e Cerimonial, Técnicas de Organização de Eventos, Elaboração de Roteiros Culturais e Atendimento Hospitaleiro. Além disso, está disponível a Oficina de Monografia – Fotografia com Celular, direcionada exclusivamente para taxistas.
A iniciativa resulta de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Turismo e o Senac RJ. As aulas estão previstas para ocorrer no primeiro semestre de 2025 , nas unidades do Senac localizadas na Barra da Tijuca, Centro, Campo Grande, Madureira, Riachuelo, Copacabana e Botafogo.
Os interessados devem ter mais de 18 anos, morar no município do Rio de Janeiro, apresentar CPF, identidade e comprovante de residência e, para o curso de Turismo Cultural, deverão ter concluído o ensino fundamental.
Ao todo, a Escola Carioca de Turismo abriu 855 vagas em 2024. Para 2025, estão previstas mais 945. As inscrições podem ser realizadas pelo site da SMTUR-Rio e também pelo link na bio da conta do Instagram (@smtur.rio). Para mais informações, é possível enviar mensagem para o número (21) 99608-1073.
Além da capacitação profissional, a parceria com o Senac RJ também prevê a intermediação entre alunos e mercado de trabalho, por meio do Senac Interliga. Trata-se de uma plataforma onde alunos cadastram seus currículos e têm acesso a oportunidades de emprego ofertadas pelos parceiros do Senac. As soluções propostas são articuladas entre si, com foco no desenvolvimento profissional do aluno. A duração dessas ofertas é variável, de acordo com as demandas do mercado.
Com 868.370 chegadas, o Rio de Janeiro apresenta o maior crescimento do país na entrada de turistas internacionais em 2024. O estado registrou uma alta de 25% no número de visitantes estrangeiros nos primeiros sete meses do ano, o maior aumento do Brasil em números absolutos. O registro é o segundo maior da série histórica, atrás apenas de 2014, ano da Copa do Mundo.