Escola de Petrópolis é a primeira a oferecer aulas de natação exclusiva para surdos no Brasil

"Queremos promover a inclusão, dar oportunidades e cuidar das nossas crianças e adolescentes", disse a secretária de Educação da cidade

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Parceria da Prefeitura de Cidade Imperial de Petrópolis e do paratleta do Flamengo Denivaldo Ramos de Paulo, o projeto Sobre-Vivências Aquáticas deu início, nesta terça-feira (4), às aulas de natação exclusivas para surdos, na Escola Municipal de Educação Especial Santos Dumont, que passa a ser a única unidade educacional a ter tal tipo de atividade no Brasil. As aulas são ministradas em libras.

A secretária municipal de Educação, Adriana de Paula, mostrou-se contente com o início das atividades do projeto. Para ela, essa é a melhor forma de cuidar e acolher as pessoas que possuem diferenças e precisam de oportunidades para estudar e trabalhar.

“Projetos como este reforçam ainda mais a nossa rede. Queremos promover a inclusão, dar oportunidades e cuidar das nossas crianças e adolescentes. Esporte e Educação andam juntos, promovendo o crescimento e desenvolvimento dos alunos. Criamos o projeto Escola que Acolhe e Cuida e todas as nossas ações são voltadas para isso”, disse Adriana de Paula.

O coordenador do projeto, Denivaldo Ramos de Paulo destacou que criação de um projeto gratuito de tamanho alcance é algo extraordinário. Para ele, proporcionar qualidade de vida para os alunos é o objetivo primeiro do projeto.

Advertisement

“Conseguir oferecer isso pelo município, de forma gratuita, é de uma grandeza admirável. A primeira aula foi espetacular. O que queremos aqui é proporcionar uma qualidade de vida melhor para eles. A natação trabalha o emocional e o cognitivo, é muito mais que formar um atleta é fazer com que eles se sintam vivos, porque é assim que eu me sinto quando estou na água”, afirmou o paratleta.

Com aulas duas vezes por semana, as atividades de natação são ministradas a 24 alunos, na piscina aquecida da Escola Municipal Fábrica do Saber, na Estrada da Saudade. O transporte escolar leva as crianças para as aulas.

Para a diretora da Escola Municipal de Educação Especial Santos Dumont, Aline Nicolay, o início das atividades é motivo de muito alegria para a comunidade, pois muitas foram as parcerias firmadas para que o projeto saísse do papel.

“Ninguém conquista ou faz nada sozinho. Tivemos todo o apoio da Secretaria de Educação, por meio do Departamento de Ensino Fundamental e do Setor de Transporte. Estamos muito felizes de estar realizando esse projeto com as nossas crianças. É um momento de muita alegria”, afirmou Aline Nicolay.

Informações da Tribuna de Petrópolis.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Escola de Petrópolis é a primeira a oferecer aulas de natação exclusiva para surdos no Brasil
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui