Escola municipal na Penha terá centro de tecnologia financiado pelo jogador Vinicius Junior

Escola Municipal Cantor e Compositor Gonzaguinha, na favela Kelson's, receberá o CT Base, desenvolvido pelo Instituto Vini Jr, pertencente ao atacante da Seleção Brasileira e Real Madrid

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
CT Base, do Instituto Vini Jr. - Foto: Divulgação

O atacante da Seleção Brasileira e do Real Madrid Vinicius Junior inaugura, nesta quarta-feira (05/10), às 10h, a primeira unidade do CT Base na cidade do Rio de Janeiro.

A Escola Municipal Cantor e Compositor Gonzaguinha, localizada na favela Kelson’s, na Penha, Zona Norte carioca, receberá o Centro de Tecnologias Educacionais Base, um polo de inovação desenvolvido pelo Instituto Vini Jr. para as escolas públicas brasileiras e que já está em funcionamento nos municípios de São Gonçalo, na Região Metropolitana fluminense, e Rio Preto, em Minas Gerais. Esse será o primeiro passo de uma parceria do Instituto com a secretaria municipal de Educação do Rio.

”Sempre sonho em realizar os sonhos da minha família e o sonho da minha família era esse. O sonho das pessoas que estão do meu lado era ajudar aqueles que precisam, como eu precisei quando era pequeno”, explica Vini Jr.

A nova sala contempla, além de obras de infraestrutura, métodos e capacitações para instrumentalizar as professoras, tendo a tecnologia como ferramenta e o futebol como linguagem para a melhoria dos processos de ensino-aprendizagem. O CT Base, que é equipado com 10 celulares, laptop, TV, tablet e tem uma ambientação que remete a um estádio de futebol, será utilizado pelas professoras e alunos nos anos iniciais do Ensino Fundamental (do 1º ao 5º ano), beneficiando crianças de 6 a 10 anos.

Advertisement

”Essa parceria é fundamental para que possamos desenvolver modelos inovadores com acesso à tecnologia para os nossos alunos”, explica o secretário municipal de Educação do Rio, Antoine Lousao.

As professoras terão a oportunidade de ensinar o conteúdo da sala de aula no celular, utilizando o Base, um aplicativo educacional desenvolvido pela equipe do Instituto Vini Jr. em parceria com professoras e profissionais de educação. A nova tecnologia usa elementos do futebol para atrair a atenção dos alunos e conta com os mesmos conteúdos que são desenvolvidos na sala de aula, com questões de Matemática, Língua Portuguesa, Ciências, História e Geografia, seguindo as regras da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

”Desenvolvemos uma ferramenta para os professores levarem aos alunos de uma forma mais atrativa o mesmo conteúdo da sala de aula. Acreditamos que o app BASE será uma poderosa ferramenta de atração para os alunos, auxiliando na fixação do conteúdo e na aceleração do aprendizado”, diz Victor Ladeira, diretor executivo do Instituto Vini.Jr.

O Instituto Vini Jr. foi inaugurado em julho de 2021. É uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, que tem como foco trabalhar o tema da educação, apoiando as escolas públicas brasileiras na construção de novos modelos de ensino-aprendizagem, utilizando a tecnologia como ferramenta e o esporte como linguagem.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Escola municipal na Penha terá centro de tecnologia financiado pelo jogador Vinicius Junior
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui