Escola Parque, na Gávea, recebe título de Neutralidade de Carbono da ABNT

Entre as ações adotadas estão a reutilização de água, compostagem de folhas e economia de energia

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Alunos na horta da Escola Parque usando folhas como adubo / Foto: Divulgação

As duas unidades da Escola Parque, ambas localizadas na Gávea, Zona Sul da cidade, foram contempladas com o título de Neutralidade de Carbono pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O trabalho do centro educacional, fundado em 1970, foi intenso; e, apesar de ter começado em meados de 2023, chegou ao final do ano com 100% das emissões diretas de gases do efeito estufa (GEE) das suas cinco escolas do Rio neutralizados. Com a iniciativa, a instituição preservou o equivalente a 35 mil árvores na Amazônia.

Integrante da equipe de sustentabilidade da Escola Parque, Bruno Maia explicou ao jornal O Globo as etapas percorridas pela Escola Parque para se tornar carbono neutro. Entre as ações adotadas estão a reutilização de água, compostagem de folhas, economia de energia, entre outras medidas complementadas pela compra de créditos de carbono e recuperação de florestas em áreas degradadas.

“A Escola Parque escolheu compensar 60% em conservação da floresta, no caso, na Amazônia, e 40% em Mecanismo de Desenvolvimento Limpo, investindo em energia eólica no Maranhão. Nós fizemos as viagens com os alunos, e eles participaram de tudo. A certificação reflete um dos principais valores da escola, que desde sua fundação usa sua força, por meio do currículo e das ações institucionais, para disseminação e evolução dos temas socioambientais”, esclareceu Maia.

Para desenvolver todo o projeto a Escola Parque contou com a apoio da Consultoria Wecarbon, especializada em projetos de carbono. O centro de ensino realizou pesquisas para identificar as origens das suas emissões e como implementar um plano de ação para reduzir o lançamento de carbono nos próximos anos.

Advertisement

Leia também

Terminal Gentileza começa a operar para população; veja detalhes

Pedro Paulo cada vez mais certo como vice de Eduardo Paes – Bastidores do Rio

Informações e imagem: O Globo

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Escola Parque, na Gávea, recebe título de Neutralidade de Carbono da ABNT

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui