Escolas estaduais do Rio poderão ter programa de apoio psicossocial

A medida é de autoria do deputado Luiz Paulo e foi sancionada pelo governador em exercício André Ceciliano

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Fernando Frazão/ Agência Brasil

Os estudantes e profissionais da Educação da rede estadual de ensino poderão contar com um Programa Psico Socioemocional nas escolas. O objetivo da medida é mitigar os reflexos da pandemia do covid-19 no processo de aprendizagem e oferecer apoio especializado à comunidade escolar.

A Lei 9.456/21, de autoria do deputado Luiz Paulo (Cidadania), foi sancionada pelo governador em exercício, André Ceciliano (PT), e publicada em edição extra do Diário Oficial de terça-feira (16/11).

A lei que acabo de sancionar atende a um pedido da comunidade escolar. Tenho certeza que esse programa será de grande valia não só para os alunos, como para todos os profissionais de Educação“, declarou Ceciliano.

De acordo com a legislação, a implementação do programa deverá contar com a parceria das secretarias de Estado de Educação, de Ciência, Tecnologia e Inovação e de Saúde, além do apoio através de convênio de outras instituições públicas e privadas com habilidades socioemocionais e de terapia de grupo. Os estabelecimentos deverão contemplar estratégias e ações sobre o tema nos respectivos projetos pedagógicos. Os municípios fluminenses também poderão contribuir para a efetivação do programa por meio dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).

“Nas sessões pedagógicas, os nossos estudantes terão a oportunidade de discutir estratégias para aumentar a produtividade, combater a procrastinação e promover hábitos de estudo saudáveis. Nas sessões de atendimento psicológico, os alunos são convidados a conversar sobre meios para cultivar a saúde emocional e administrar ansiedades em relação ao futuro”, comentou o deputado Luiz Paulo.

Na terça-feira Ceciliano e o secretário de Educação, Alexandre Valle, receberam alunos da Escola Estadual Marechal Zenóbio da Costa, localizada em Nilópolis, na Baixada Fluminense. O grupo foi selecionado para a Olimpíada de Matemática na China. Durante a conversa, foram citados os desafios de se manter o vínculo dos estudantes com as escolas em função do impacto da pandemia.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Escolas estaduais do Rio poderão ter programa de apoio psicossocial
Costa do mar, do Rio, Carioca, da Zona Sul à Oeste, litorânea e pisciana. Como peixe nos meandros da cidade, circulante, aspirante à justiça - advogada, engajada, jornalista aspirante. Do tantã das avenidas, dos blocos de carnaval à força de transformação da política acreditando na informação como salvaguarda de um novo tempo: sonhadora ansiosa por fazer-valer!

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui