Escolas estaduais poderão ter programa de educação financeira

Para a execução do programa poderão ser promovidas palestras, seminários e workshops

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Alunos em aula na Escola Municipal Albert Sabin - Arquivo/ Prefeitura do Rio

Foi sancionada pelo governador Cláudio Castro e publicada na edição extra do Diário Oficial desta terça-feira (18/10) a autorização da Lei 9.881/22, de autoria dos ex-deputados Renan Ferreirinha e Renato Cozzolino, que determina que escolas da rede pública estadual poderão implementar no currículo um Programa de Educação Financeira.

De acordo com a norma, o programa será destinado ao Ensino Fundamental II e ao Ensino Médio. As atividades desenvolvidas deverão estar de acordo com as bases curriculares nacional e estadual, além do regulamento estabelecido no Decreto Federal nº 7.397, de 22 de dezembro de 2010, que disciplina a Estratégia Nacional de Educação Financeira (Enef).

O objetivo é ensinar conceitos básicos de educação financeira para adolescentes e jovens, por meio de conteúdo prático, brincadeiras, jogos lúdicos e interativos e mídias eletrônicas e digitais. Entre as diretrizes do programa estão o ensino de orçamento familiar; noções de classificação de gastos; balanços financeiros; reconhecimento dos diferentes tipos de pagamentos disponíveis, além de discutir ações de consumo consciente, utilização responsável de linhas de crédito e economia para o futuro com foco na formação de patrimônio.

Para a execução do programa poderão ser promovidas palestras, seminários e workshops ministrados por professores da rede estadual de ensino, instituições públicas e privadas, parcerias e palestrantes convidados.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Escolas estaduais poderão ter programa de educação financeira
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui