Escolas municipais do Rio retomam aulas nesta segunda-feira

Secretaria Municipal de Educação do Rio é a maior rede pública de ensino da América Latina; conheça as novidades implementadas para o ano letivo de 2023

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução

Nesta segunda-feira (06/02), mais de 650 mil alunos dão início ao ano letivo de 2023 nas 1.547 unidades escolares da Secretaria Municipal de Educação, da creche ao ensino fundamental e PEJA (Programa de Educação de Jovens e Adultos). A volta do ano letivo, ocorre em clima de esperança para a educação na cidade do Rio de Janeiro, com ações relevantes como a implantação dos Ginásios Experimentais Tecnológicos (GET), e da retomada do ensino como prioridade nacional.

O secretário municipal de Educação Renan Ferreirinha dará pessoalmente as boas-vindas aos alunos, representados nos 350 estudantes do CIEP Presidente Tancredo Neves, no Catete – primeiro CIEP inaugurado, em 1985, uma homenagem ao político que inaugurou a Nova República.

“Nosso lema é: lugar de criança é na escola. A gente sabe que existem muitos desafios, mas temos a dimensão da grande responsabilidade em nossas mãos. Estamos aqui para corrigir eventuais problemas e avançar na promoção de uma educação pública de qualidade para cada aluno carioca, sempre em parceria com as famílias”, disse Ferreirinha.

Além do secretário municipal de Educação, o prefeito Eduardo Paes (PSD) também estará presente no evento. O CIEP Tancredo Neves ganhou uma obra do artista visual Igor Izzy: o rosto do mineiro Tancredo, ao lado do lema ”Educação, democracia, povo”. A unidade será a primeira deste modelo a ser transformado em GET. Os alunos do Ensino Fundamental I terão um novo espaço à disposição: o colaboratório.

Advertisement

“Queremos nossos carioquinhas pensando, criando e colocando a mão na massa nesse GET, com nosso aparato tecnológico junto à metodologia de ensino interdisciplinar que faz desse o modelo de escola pública mais inovador do país”, diz Ferreirinha.

Para chegar ao primeiro dia de aula com tudo pronto, foram realizadas ações que funcionam como uma engrenagem dentro de um cronograma específico, incluindo a matrícula dos alunos, a elaboração da proposta pedagógica, a produção e entrega de materiais didáticos, a merenda e as adequações na infraestrutura, entre diversas outras etapas.

“Esse dia de volta às aulas não é o começo do nosso trabalho. A gente está trabalhando desde o ano passado com muito planejamento, licitações, e, claro, a dedicação de milhares de profissionais da nossa rede, para poder receber da melhor forma possível nossos alunos”, explicou o secretário.

Dia do acolhimento

Uma das novidades nesse início de ano letivo foi a criação do Dia do Acolhimento. A ação aconteceu na última sexta (03/02) e teve como objetivo dar as boas-vindas aos alunos, responsáveis, professores e funcionários, promovendo a integração entre a família e a escola, uma combinação de sucesso para a educação. Na oportunidade, os responsáveis receberam o pacote escolar completo, com calendários, o kit de material escolar e uniformes.

Logística de entrega de materiais

Por se tratar da maior rede pública de educação da América Latina, foram mais de 5 milhões de itens distribuídos em todas as unidades escolares. Só de uniformes são quase 2 milhões de camisas, mais de 1 milhão de bermudas e mais de 600 mil pares de tênis.

Para que possa estudar, cada aluno da pré-escola ao PEJA recebe um kit escolar completo, composto por: folha de papel A4, giz de cera, massa para modelar, tinta, pincel, borracha, canetas, cola, tesoura, apontador, lápis, lápis de cor, régua e cadernos. Foram cerca de 600 mil kits distribuídos entre as unidades escolares, em uma operação que contou com 200 pessoas envolvidas nos processos de recebimento, armazenagem, separação, expedição e entregas.

Mais GETs na rede este ano

Em 2022, a SME implantou os Ginásios Experimentais Tecnológicos (GET), modelo de escola que segue a abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). Alinhando as tendências mundiais de aproximação da educação escolar à realidade dos alunos no seu dia a dia, por meio do pensamento crítico e desenvolvimento de novas habilidades, os GETs investem na qualificação da educação integral, com o modelo de escola pública mais inovador do país.

Para potencializar o desenvolvimento de novas competências e habilidades, os GETs oferecem aos alunos a possibilidade de realizar projetos de forma interdisciplinar para além do livro didático. As escolas contam com colaboratórios que têm de impressoras 3D a máquinas de costura. Tudo para que o aluno consiga desenvolver projetos próprios e aprender colocando a mão na massa, ao tempo que impacta o entorno escolar. É a escola municipal contribuindo diretamente para a sociedade.

A SME terminou o ano letivo de 2022 com cinco unidades escolares com esse modelo. Para o ano letivo de 2023, em fevereiro, serão mais 17 Ginásios Experimentais Tecnológicos, entre novas unidades e escolas remodeladas. Até o final do ano, a previsão é que a rede conte com 70 GETs, atendendo alunos de todas as idades e de todas as regiões da cidade, com o objetivo de promover uma educação pública de qualidade e integrada ao mundo contemporâneo.

Material Rioeduca

O material do Rioeduca para o ano de 2023 segue com o conteúdo de valorização da cultura e do território onde os alunos vivem. O conjunto de livros e cadernos pedagógicos foi integralmente elaborado por professores da nossa rede de ensino e o material é distribuído para todos os alunos.

Uma grande novidade para 2023 são os cadernos do professor, que estão em um novo formato, com as unidades temáticas, objetos do conhecimento, habilidades, objetivos de aprendizagem, além de sugestões metodológicas diversificadas e ampliações de repertório. Os cadernos do 5° e do 9° ano apresentam as habilidades contempladas em cada página.

Os capítulos de todo o material escolar da rede têm personagens, criados pela Multirio, que representam a nossa diversidade. O aluno encontra em seus livros, diferentes tons de pele, cabelos, pessoas com deficiência, personagens mais gordinhos ou magrinhos. O objetivo é que os alunos se reconheçam no material didático. Além disso, todos esses personagens ganharam nome e história, o que torna o material mais humanizado.

Outro diferencial é o passeio pelos diferentes territórios da cidade do Rio de Janeiro que o material proporciona, da praia às comunidades. Os novos livros compartilham as histórias de bairros de todas as regiões da nossa cidade.

Neste ano, o Rioeduca ganhou mais dois integrantes: os cadernos do professor de Roda de Leitura e Círculo de Leitura, que leva diversas sugestões e ideias para serem desenvolvidas junto aos alunos do 1° ao 9° ano de nossa rede.

Olimpíada Carioca de Matemática (OCM)

Em 2023, a Olimpíada Carioca de Matemática permanecerá. Até o final de fevereiro serão divulgados os resultados da 2ª OCM (2022), que contou com a participação ainda superior à 1ª edição – mais de 300 mil alunos se inscreveram. Já os alunos que tiveram os melhores resultados na 1ª OCM (2021), voltam às aulas com uma experiência incrível na bagagem e muita história pra contar – eles acabam de voltar da viagem que ganharam de prêmio à Disney e à NASA, nos Estados Unidos.

Leite nas férias

Durante as férias escolares o leite dos pequenos foi garantido. A SME distribuiu nas creches e EDIs mais de 200 mil litros de leite, destinados aos responsáveis pelos alunos com 6 meses a 3 anos e 11 meses de idade, para consumo em suas residências.

“A escola é a melhor política pública de combate à fome. Oferecemos a garantia de uma alimentação nutritiva, balanceada e deliciosa. A operação logística diária pra garantir comida boa na escola é grandiosa: preparamos e ofertamos mais de um milhão de refeições diariamente”, afirma Renan Ferreirinha.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Escolas municipais do Rio retomam aulas nesta segunda-feira
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui